Mudar você mesmo o óleo do motor

Com que frequência se deve mudar o óleo do motor

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 janeiro 2021
Com que frequência se deve mudar o óleo do motor
Imagem: gasolinerasescoserra.com

Saber com que frequência se deve fazer a troca do óleo do motor é fundamental para manter este componente do veículo em bom estado. Um lubrificante que já esteja sujo, não realizará de forma correta a sua função e o desgaste do motor será acelerado. Os carros mais novos não precisam de trocar de óleo com tanta frequência como os mais antigos, mas este processo de manutenção continua sendo imprescindível. Em umComo.com.br, explicamos com que frequência o óleo do motor deve ser trocado.

Também lhe pode interessar: Como trocar o óleo do motor do carro
Passos a seguir:
1

Nossa primeira recomendação sobre a pergunta de com que frequência o óleo do motor deve ser trocado é que consulte o manual de seu carro, pois poderá obter especificações concretas a serem seguidas para o modelo do seu automóvel.

2

Os carros que já têm mais de 10 anos devem trocar o óleo do motor com maior frequência, entre os 7.000 e os 15.000 quilômetros; por outro lado, os automóveis mais novos não têm que fazê-lo com tanta assiduidade, chegando a poder suportar os 30.000 quilômetros sem uma troca de lubrificante e sem problemas.

3

Todas estas recomendações são para um carro que tem um uso normal. No entanto, se o veículo tem que circular em circunstâncias climatológicas extremas, com temperaturas muito baixas ou muito altas, terá que mudar o óleo com mais frequência, já que estas condições farão com que o lubrificante tenha uma vida útil mais curta.

4

Você também deverá trocar o óleo com mais frequência que a indicada no manual do carro quando este realizar todos seus trajetos em cidade e esteja circulando a maior parte do dia. É o caso dos veículos de transporte privado, como táxis ou ambulâncias e carros de polícia.

5

Em todo caso, se você não usa muito o carro, recomendamos que troque uma vez ao ano o óleo do motor, já que, embora neste período não tenha percorrido os quilômetros indicados pelo fabricante, o lubrificante se deteriora pelos arranques a frio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência se deve mudar o óleo do motor, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: gasolinerasescoserra.com
Com que frequência se deve mudar o óleo do motor