Aprender a dirigir uma moto

Como dirigir uma moto com vento

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como dirigir uma moto com vento

Não há dúvida de que quando estamos em cima de uma moto ficamos muito vulneráveis e o vento é um dos fatores que influencia bastante na nossa estabilidade. Para reduzir estes riscos em potencial, em umComo.com.br, oferecemos algumas dicas sobre como dirigir uma moto com vento.

Também lhe pode interessar: Como escolher uma moto

Passos a seguir:

1

Estas dicas também valem para outras circunstâncias, mas é inevitável dizer: quanto maior a velocidade, maior o risco, de forma que devemos ser cuidadosos.

2

Se notarmos uma forte rajada de vento ao viajar de moto, o que devemos fazer é aumentar a pressão sobre o guidão, e deixar o resto do corpo ir. Por razões físicas, o resultado será que a moto mal se moverá de sua posição inicial.

3

Você não deve circular pelo lado esquerdo da pista, para evitar que um movimento não intencional o faça invadir a pista oposta.

4

Devemos ficar muito atentos a elementos que estão na estrada e que possam nos indicar a força do vento, como árvores, sinais ou bandeiras. Se percebermos que estes elementos estão se movendo com muita força, podemos esperar que logo virá uma rajada de vento.

5

Se o capacete que usamos não protege os olhos, tente usar óculos que o façam, já que a entrada de alguma partícula estranha trazida pelo vento pode nos colocar em grande perigo.

6

Aumentar a tração da moto: quanto menor for a marcha, maior será a capacidade da moto para lutar contra elementos externos como o vento.

7

Quanto à nossa postura sobre a moto, não deve variar muito com a ausência de vento. Assim, o tronco permanecerá na mesma posição, enquanto a cabeça e os ombros ficarão ligeiramente inclinados para a área de onde vem o vento. Tente também se agachar para estar protegido pela moto.

8

De qualquer forma, a melhor recomendação é que, se pudermos evitar, é melhor não utilizar a moto se estiver um vento muito forte.

9

Com a chuva também devemos ter alguns cuidados extra, veja no nosso artigo como dirigir uma moto com chuva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dirigir uma moto com vento, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como dirigir uma moto com vento