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Como parar um carro sem freios

Como parar um carro sem freios
Imagem: diariomotor.com

Uma das piores situações em que nos podemos encontrar na hora de dirigir um carro, é que os freios não respondam. Ainda que seja difícil de acontecer, é necessário saber o que fazer neste cenário para prevenir danos maiores, por isso em umComo.com.br explicamos a você como parar um carro sem freios.

Passos a seguir:

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Obviamente, quando ficarmos sem freios, a primeira coisa a fazer é deixar de pisar no acelerador do nosso carro.

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O que nunca devemos fazer é apagar o motor, já que deste modo o única coisa que conseguiremos é perder completamente o controle sobre o veículo.

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Devemos tirar a marcha e colocar o carro no ponto morto, para, a seguir, com muita força, puxar o freio de mão.

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Se desta forma não conseguirmos fazer o carro parar, devemos tentar engatar alguma marcha. O mais provável é que as mais baixas não entrem, com o que deveremos começar com uma alta e passar à seguinte mais baixa, de modo que o freio motor vá parando o veículo pouco a pouco.

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Caso tenhamos a sorte de que haja uma zona arenosa próxima à via em que circulamos, devemos dirigir o veículo em direção a ela, já que esta superfície fará com que nosso carro pare.

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Se estivermos circulando por uma estrada muito íngreme e com curvas, é provável que ela tenha disponível aos lados, zonas de frenagem que, inicialmente, estão destinadas a caminhões, mas que também podemos utilizar se nos encontrarmos na circunstância de ficar sem freios.

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Se não circularmos a grande velocidade, girar o volante para a direita e esquerda de forma repetitiva, devido ao atrito que se produz, irá reduzindo aos poucos a força do carro.

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1 comentário
Fabio
Olá, bom dia! Estive lendo as enquetes e estou feliz em conhecer pessoas que compartilham essas dicas importantes, mas, se me permitem, queria fazer uma pequena observação no ítem 3. Concordo que é difícil, mas não impossível, reduzir o carro para uma marcha muito curta como 1ª ou 2ª, entretanto considero que o ideal é reduzir o carro até a 3ª marcha e, com ela engrenada, fazer o uso gradativo do freio estacionário ( freio de mão). O carro em marcha neutra fica solto e todo o peso do veículo, somado à velocidade, vai ficar por conta do freio estacionário. isso inviabiliza qualquer parada e ainda gera risco de capotagem, caso o condutor perca o controle da direção. Sou motorista rodoviário à 5 anos e já perdi freio de veículos pesados e leves, devido a precariedade de manutenção nas empresas de transportes, mas sempre obtive êxito nas paradas agindo dessa maneira. Em geral, a melhor regra a se seguir em momentos difíceis é: Seja frio e calculista. A vida dos outros usuários da via, nessas horas, é mais importante que a sua! Entrar em pânico ou desespero não vai ajudar, cada SEGUNDO é muito valioso.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fábio, muito obrigada pelo seu depoimento valeu :)
Imagem: diariomotor.com
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