Outros Vender um carro

Como preencher o documento de transferência do veículo

Como preencher o documento de transferência do veículo
Imagem: drive2.ru

Para evitar problemas após a venda de um carro, é importante que o proprietário saiba todos os passos que deve seguir. Como preencher o documento de transferência do veículo é um deles e o umComo.com.br vai explicar o que mais deve ser feito na hora da negociação.

Também lhe pode interessar: Como vender um carro em peças

Compra e venda de veículos

Quando se negocia um veículo não basta entregar o carro e receber o dinheiro. É preciso preencher alguns documentos, como é o caso do DUT – Documento Único de Transferência que, hoje em dia, é mais conhecido como CRV – Certificado de Registro do Veículo. Caso contrário, se o novo proprietário cometer infrações de trânsito ou se envolver em outras situações, como acidentes e colisões, quem vai responder por elas será o antigo dono.

Além de assinar o documento de transferência do veículo é preciso que ele esteja corretamente preenchido para não gerar pendências futuras. Entre os pontos mais importantes do preenchimento do recibo de compra e venda está a data em que o documento é assinado e a assinatura do vendedor, que para ser válida deve ter firma reconhecida em cartório.

Embora seja um procedimento simples, o DETRAN registra um grande número de recibos preenchidos erroneamente em todo o país. Preencher o documento de transferência do veículo consiste em informar os seguintes dados: valor de venda do carro, nome do comprador, bem como o seu número de RG e CPF, endereço, local e data, além da assinatura de ambos, comprador e vendedor.

Como preencher o documento de transferência do veículo - Compra e venda de veículos
Imagem: docveiculo.blogspot.com

Mais informações sobre transferência do veículo

Depois de preencher o documento de transferência do veículo e pegar a assinatura do comprador, o proprietário deve fazer uma cópia autenticada do mesmo e dar entrada no procedimento na unidade mais próxima do DETRAN do seu estado. Além disso, existe um prazo de 30 dias para encaminhar o documento ao órgão, contados a partir do dia da venda preenchida no recibo.

Caso o prazo seja ultrapassado, o comprador será multado com uma infração grave de R$ 127,96, além de receber cinco pontos na carteira de habilitação. O veículo também será retido até que a sua situação seja regularizada. E mais: já que o CRV não é um documento que precisa ficar na posse do proprietário do veículo no dia a dia, diferente da carteira de motorista, muitas vezes, ele acaba se extraviando.

Na hora de fazer a transferência do veículo, portanto, será necessário fazer uma segunda via, que deve ser solicitada no DETRAN. Para tanto, é preciso apresentar cópia autenticada, que deve estar acompanhada do original, dos seguintes documentos: RG, CPF ou CNH e comprovante de residência. É preciso ainda decalque do chassi e motor, vistoria e a declaração de extravio do CRV.

Quando houve furto ou roubo, é necessário o Boletim de Ocorrência (feito na delegacia de Polícia) e, se o carro estiver em nome de uma pessoa jurídica, cópia do contrato social e do CNPJ. Em mãos disso tudo, basta preencher a requisição de 2º via CRV/CRLV e se encaminhar ao DETRAN. Para motos, o procedimento é semelhante.

Como preencher o documento de transferência do veículo - Mais informações sobre transferência do veículo
Imagem: patosonline.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preencher o documento de transferência do veículo, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Marcos Ferreira
Preenchi o CRV com os dados do comprador, mas acabei não deixando espaço para informar o CEP dele, como faço, ou posso colocar no espaço antes do local e data?
Reginaldo ferreira da silva
estou vendendo meu carro gostaria de saber o processo do documento de compra evenda
Rosinaldo
Posso deixar assinado o documento como vendedor para facilitar transações futuras assim outra pessoa pode preencher com os dados do comprador ?
A sua avaliação:
Nelson schrecz
Comprei um carro em um município e vou transferir para outro gostaria de saber qual município devo informar no campo local e data.obrigado.
A sua avaliação:
maria alves
bom dia gostaria de saber se o cep e obrigatório no preenchimento do crv . desde já agradeço
A sua avaliação:
Roseli Rodolfo
o recibo foi preenchido com todos os dados e reconhecido em cartório porem esqueci de colocar o valor da moto mesmo assim pode ser feita a comunicação de venda ?
Paiva
quando vai preencher o recibo algum problema se colocar a data antes do local?
Imagem: drive2.ru
Imagem: docveiculo.blogspot.com
Imagem: patosonline.com
1 de 3
Como preencher o documento de transferência do veículo