O medo de conduzir

Como superar facilmente o medo de dirigir

Como superar facilmente o medo de dirigir

A fobia de entrar em um veículo e o dirigir, conhecida como amaxofobia, é um dos medos de que muita gente padece e que origina um problema fundamental: a impossibilidade de andar sem a ajuda de outra pessoa, a dependência. Há cidades em que é possível viver sem problemas graças aos transportes públicos, mas o que acontece quando, para nos deslocarmos, precisamos de um carro?. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba como superar facilmente o medo de dirigir e para conseguir conduzir sem problemas.

Também lhe pode interessar: Como controlar o nervosismo ao dirigir

Passos a seguir:

1

Superar a amaxofobia, ou medo de dirigir, é uma tarefa que requer muito trabalho mental. Por isso, é importante desejá-lo realmente e estar preparado psicologicamente para enfrentar o vaivém de emoções que pode existir.

2

Ao decidir superar esta fobia com a ajuda de um amigo, ou recorrendo a um especialista, é importante que tente determinar a origem do seu medo. Muitas pessoas começam sofrendo deste medo depois de terem um acidente, mas outras não conseguem descobrir a raiz do problema. Faça este exercício, pois saber a origem pode ajudar a descobrir uma solução mais rapidamente.

3

O medo de dirigir faz com que se sinta física e psicologicamente mal ao pegar no volante: enjoo, dor de cabeça, sensações extremas de ansiedade e angústia, entre outros sintomas. Por isso, é muito importante que o supere com a ajuda de alguém, para não colocar em risco a sua vida e a de outros devido a um ataque de pânico.

4

Deve começar por dar pequenos passos dirigindo sob supervisão numa área calma, que lhe permita reforçar sua segurança e se acostumar a controlar o volante e a situação.

5

Depois, poderá passar para uma área com mais movimento, mas sempre sob supervisão de um especialista ou de uma pessoa que o esteja ajudando. À medida que enfrenta os seus medos e vá ganhando segurança, conseguirá superar este medo e ter a capacidade de dirigir sem ajuda.

6

Se sente que o seu medo é incontrolável e que sofre de ataques de pânico, então o melhor é ir de imediato a um perito, mas lembre-se que grande parte do êxito em superar o seu medo de dirigir depende de si e dos seus desejos de o conseguir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar facilmente o medo de dirigir, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Manuel Armando Cumba
Estimados
Eu tenho tido medo de dirigir um carro. No vulante fico nervoso e descontrolado. O que devo fazer?
A sua avaliação:
HELENA
Meu carro é automático, meu único medo é na hora das curvas não sou segura.tenho a impressão que o volante não volta como todos os outros.ao voltar o volante não sei quantas volta dei para direita ou esquerda. e tb nunca sei se estou comendo faixa ou não...falei com o Instrutor ele disse siga o carro da frente...bela dica , se não tiver carro na minha frente dançei...kkkk tenho medo de acontecer alguma coisa com o carro e eu estar sozinha...meu Deus me ajuda. quero poder sair dirigindo sozinha sem depender de terceiro.
A sua avaliação:
laura
FAZ UM ANO QUE COMPREI MEU CARRO E NAO TENHO CORAGEM DE ENFRENTAR O MEDO DE DIRIGIR...
jaqueline
meu DEUS não sei como superar esse medo tenho 15 anos de carteira mais toda vez que penso em dirigir eu penso. vou deixar para depois, tenho o carro na garagem e saio de Ônibus tenho um nenêm de 1 ano e 3 meses tenho medo de sofrer um acidente e machucar ela , também tem minha mãe que sempre precisa estar indo ao medico , eu tinha que perder esse medo para ajudar ela precisa muito de mim , sei que para superar o medo eu tenho é que dirigir , mas não consingo me sinto muito para baixo com essa situação quando eu tirei carteira não tinha carro , depois fiquei com esse medo....
ZENILDA Matia de Jesus sousa
Quando eu entro no carro para dirigir ,meu estômago dar um vazio perco o controle me da ate vontade de fazer xixi é horrível a sensaçao de incapacidade me ajude .
elda Soares de Oliveira
Ir no psicólogo resolve o medo de dirigir? Não consigo dirigir o medo é muito.
joselma
tenho dificuldade nas marchas preciso de ajuda!!já tenho carro e o bichinho só fica na garagem! me ajuda por favor, sei dirigir, mas dificuldade nas marchas.
ines
dirija um carro automatico noa presisa trocar de marcha
Aline
Não recomendo tais sugestões. Primeiro que para superar qualquer medo não existe como fazer isso "facilmente". Sair acompanhado de alguém (amigo) que não seja da área, pode piorar a situação e aumentar o medo. Desejar superar é muito importante, mas não basta, não é o desejo que torna alguém "preparado psicologicamente" para tal enfrentamento. Saber a origem não garante a solução do problema, é apenas a origem. Até porque quem sofre de fobia de dirigir, na maioria das vezes, não passou por acidentes. Trauma de dirigir por acidentes é outro diagnóstico chamado "Transtorno de Estresse pós Traumático (TEPT). Reforço, não é o tamanho do seu desejo que irá te ajudar a superar isso, e sim o auxílio de um PSICÓLOGO.
Como superar facilmente o medo de dirigir