Preparar o carro para o inverno

Como tirar o gelo do para-brisa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar o gelo do para-brisa

Sair de casa para pegar o carro e encontrar o para-brisa coberto de gelo é uma situação típica do inverno em áreas muito frias. Antes de iniciar a viagem, seja um trajeto curto ou longo, será necessário retirar essa camada de gelo que cobre nosso vidro e impossibilita ver através dele. São várias as medidas que você pode tomar, assim como também existem alguns erros frequentes que costumam ser cometidos ao fazer esta tarefa. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos como tirar o gelo do para-brisa.

Passos a seguir:

1

Já dizia o refrão que "mais vale prevenir do que remediar", por isso a primeira coisa que você deve fazer é evitar que as baixas temperaturas, principalmente noturnas, congelem o para-brisa de seu carro. Para isso recomendamos guardar o veículo em uma garagem ou lugar coberto; mas sabemos que isso nem sempre é possível, por isso também pode colocar um plástico, lona, papelão... entre o para-brisa e o limpa-para-brisas para reduzir o congelamento.

2

Mas quando não foi evitado ou isso não funcionou e o vidro do carro virou uma pista de gelo, não resta outra opção do que tirar a geada do para-brisa antes de iniciar a viagem de carro.

3

Um dos métodos mais práticos para tirar o gelo do para-brisa é usar um raspador de gelo, fabricado com este objetivo. Sua principal vantagem é que oferece uma superfície de raspagem suficientemente grande para eliminar o gelo de forma rápida.

4

Se o gelo nos pegar desprevenidos, também podemos improvisar outros elementos para fazer esta tarefa, como um cartão de plástico (do banco, do supermercado, etc.), mas corremos o risco de que quebre. Além disso, vamos demorar uma eternidade em retirar todo o gelo do para-brisa.

5

Outra boa opção para eliminar o gelo dos vidros do nosso carro é usar álcool, pois ele congela com temperaturas inferiores as da água (que solidifica com 0ºC). Não recomendamos colocá-lo direto no depósito de água do limpa-para-brisa, pois poderia estragar os condutos, mas sim usar diretamente sobre o vidro depois de congelado.

6

O que devemos também lembrar sempre é de NÃO USAR ÁGUA QUENTE para tirar o gelo do para-brisa do carro. Muita gente acredita que é o método mais eficaz, mas não é assim, porque o contraste de temperaturas poderia rachar ou inclusive quebrar o vidro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o gelo do para-brisa, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos

  • Retire completamente o gelo do para-brisa antes de iniciar a viagem, ainda que seja um trajeto curto.
  • Não use água quente nem morna para limpar a geada dos vidros.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar o gelo do para-brisa