Instalação de baterias de carros

Como trocar a bateria do meu carro

Como trocar a bateria do meu carro

Você sente que seu carro tem dificuldade a ligar? Falta potência para subir ladeiras ou zonas mais elevadas? Se seu veículo dá sinais deste tipo de falhas, você com certeza terá que trocar a bateria. Nem precisa dizer que sempre existe a possibilidade de ir ao seu mecânico de confiança para que ele a troque, mas se quer poupar dinheiro, em umComo.com.br explicamos-lhe como trocar a bateria do seu carro para poder fazer a reparação você mesmo.

Vai precisar de:

  • Uma chave boca
  • Produtos isolantes para guardar os terminais descartados
  • Uma bateria nova
  • O manual do fabricante do automóvel
Também lhe pode interessar: Como limpar a bateria do meu carro

Passos a seguir:

1

Antes de verificar o aspecto da bateria, você deverá desligar todos os contatos do carro para isolar o motor e prevenir qualquer tipo de descarga elétrica. Além disso, tente estar em um lugar isolado e com boa ventilação para evitar uma intoxicação por causa das substâncias que são liberadas no motor (combustível, óleo, refrigerantes...).

2

Se a bateria tiver arranhões, pancadas ou fendas, o diagnóstico é definitivo: deverá trocá-la.

Se, pelo contrário, apresentar um aspecto impecável, mas os problemas continuarem pode ser um problema nos terminais ou bornes, isto é, os botões com os símbolos de positivo e negativo aos quais se prendem os cabos do alternador. Se estiverem oxidados, talvez dificultem a circulação da corrente no motor e por isso o carro perca potência. Se esse for o seu caso, limpe os terminais ou efetue uma limpeza dos bornes e volte a testar a circulação. Se o problema persistir, é hora de trocar a bateria.

3

É hora de tirar o problema do seu motor. Para isso, use uma chave de boca e retire primeiro o terminal negativo (o que está preso no cabo preto) e, a seguir, o terminal positivo (vermelho). Nunca retire primeiro o vermelho, já que poderia ocorrer uma pequena explosão. Ao retirá-los tenha certeza de deixá-los separados entre si e, se possível, cobertos com algum tipo de material isolante.

4

Uma vez terminado este passo, você pode usar a chave para soltar as fixações da bateria e extraí-la do veículo. É aconselhável, antes de introduzir uma substituta, limpar com água quente ou algum tipo de desengordurante os terminais e a bandeja onde fica encaixada.

5

Antes de instalar nossa nova bateria, há alguns fatores na hora de escolhê-la e, se não quisermos errar, o mais inteligente será ler atentamente o manual do fabricante que nos entregam quando compramos nosso carro, no qual estarão especificados o tamanho, as marcas compatíveis ou a capacidade de reserva da nossa bateria original. Baseando-nos nestes parâmetros, poderemos adquirir uma nova em qualquer loja especializada.

6

Agora que já temos a peça em casa, é hora de instalá-la. Coloque a bateria na bandeja em que estava encaixada a bateria original, garantindo que cada terminal esteja em sua posição correta. Primeiro, com uma chave de boca fixe o terminal positivo ao borne positivo, e o terminal negativo ao seu borne correspondente. Esteja certo de que a fixação está bem segura e já pode estrear sua troca!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar a bateria do meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos

  • É muito importante que o contato do carro esteja desligado a todo momento.
  • Leia atentamente o Manual do Fabricante para escolher corretamente a nova bateria.
  • Uma vez instalada a troca, existem centros de reciclagem aonde você poder levar a peça usada.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Toni Hawke
Mas depois de instalada a bateria, nunca dizem qual o procedimento para ligar o carro! Algumas pessoas dizem que ao retirar a bateria, alguns códigos de memória do veículo podem ser deletados. É verdade isso?
Wagner lima
Muito bom ajudou muito valeu!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Wagner, que bom saber isso! Muito agradecido pelo comentário e visita no nosso site ;)
Como trocar a bateria do meu carro