Adicionar anticongelante ao carro

Como trocar o líquido anticongelante do carro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como trocar o líquido anticongelante do carro

Apesar de todos conhecermos este líquido como anticongelante, é necessário saber que o nome dele é refrigerante, já que sua principal função é refrigerar o motor. Ele funciona ainda para evitar o congelamento deste circuito em caso de temperaturas extremas, por isso ele é conhecido como anticongelante. Trata-se de um elemento básico no motor do nosso veículo, por isso você deve saber como trocar o líquido anticongelante do carro e fazer a manutenção correta.

Também lhe pode interessar: Como limpar o radiador do carro

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é bom destacar que não existe uma periodicidade exata para substituir o líquido anticongelante de seu veículo, mas sim a necessidade de fazê-lo, já que ele vai perdendo suas propriedades com o passar do tempo. Desta forma, costuma-se trocar o anticongelante a cada 2 anos ou a cada 40.000 km, garantindo assim sua conservação em perfeito estado.

2

No manual de seu veículo aparece ainda o tipo de líquido anticongelante que deve usar para um correto funcionamento. Também é necessário considerar a temperatura da região onde mora para escolher o anticongelante mais adequado:

  • anticongelante 10%: eficiente até -5ºC.
  • anticongelante 20%: funciona corretamente até -11ºC.
  • anticongelante 30%: para temperaturas de até -18ºC.
  • anticongelante 50%: anticongelante de longa duração e adequado até -37ºC.
3

A primeira coisa a fazer para trocar o anticongelante de seu automóvel, é esvaziar completamente o circuito refrigerante para eliminar todo o líquido antigo, que provavelmente terá perdido as suas propriedades. Sempre com o motor frio, deverá abrir o sistema de refrigeração -através de um parafuso, torneira ou mecanismo usado pelo seu carro- e deixar esvaziar completamente.

4

Da mesma forma, recomendamos lavar com água a pressão -com uma mangueira, por exemplo- para limpar bem o sistema de refrigeração, mantendo sempre fora o parafuso de esvaziamento para que a água possa sair. Caso disponha de válvulas para purgar, também deverá usá-las.

5

A seguir, aperte o parafuso ou coloque a tampa de esvaziamento e comece a encher com anticongelante o depósito de seu veículo. Você encontrará umas marcas de mínimo e máximo que indicarão a você os valores entre os quais deve se encontrar o líquido anticongelante.

Como trocar o líquido anticongelante do carro - Passo 5
Imagem: euroadiccion.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar o líquido anticongelante do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: euroadiccion.com
1 de 2
Como trocar o líquido anticongelante do carro