Outros Controle de emissões do carro

É ruim tirar o catalisador do carro?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
É ruim tirar o catalisador do carro?

O catalisador é uma peça do seu veículo cuja função consiste em fazer com que os gases emitidos para a atmosfera sejam menos poluentes. Os detratores do catalisador afirmam que o seu funcionamento diminui a potência do motor do automóvel, por isso são a favor de o eliminar. No entanto, além das consequências negativas para o meio ambiente, esta ação pode ter repercussões legais. Por isso, em umComo.com.br vamos responder à pergunta se é ruim tirar o catalisador do carro.

Também lhe pode interessar: Por que meu carro solta muita fumaça branca
Passos a seguir:
1

Como dissemos, o trabalho do catalisador é do tipo ambiental, já que faz com que os gases emitidos pelo motor e expulsos através do tubo de escape sejam menos prejudiciais para o meio ambiente. Portanto, se você retirar o catalisador fará com que o seu carro seja mais poluente.

2

Além de ser mais poluente, um carro sem o catalisador pode incorrer na ilegalidade caso passe a poluir mais que a quantidade permitida por lei. Neste sentido, você pode ser multado se lhe pegarem circulando e comprovarem que há uma alta emissão e inclusive pode ser que não passe no teste da ITV. Neste ponto, você mesmo pode responder à pergunta se é ruim tirar o catalisador do carro.

3

Eliminar o catalisador do carro também não é bom do ponto de vista da poluição sonora. Desta forma, o seu motor fará mais barulho toda vez que você acelerar, causando incômodos além do necessário por onde circular, seja na estrada ou na cidade.

4

Do ponto de vista econômico, tirar o catalisador do carro não traz nenhum benefício. E tem mais, sem esta peça o seu automóvel terá um maior consumo de combustível, com o consequente aumento do gasto mensal que deverá destinar para gasolina.

5

Os que são a favor de tirar esta peça afirmam que ele tira muita potência ao motor do carro. No entanto, pode-se afirmar que os efeitos benéficos do catalisador compensam os potenciais efeitos negativos no rendimento que, em todo caso, são pouco perceptíveis. Com uma boa manutenção, o motor do seu carro renderá perfeitamente apesar de ter catalisador.

6

Com estas considerações, você já tem argumentos para decidir por si só se é ruim tirar o catalisador do carro. Pode-se dizer que é conveniente obter por outras vias os objetivos que você busca com a eliminação desta peça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É ruim tirar o catalisador do carro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
É ruim tirar o catalisador do carro?