Reparação de motos

O que fazer se minha moto perde óleo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 dezembro 2019
O que fazer se minha moto perde óleo

O que você tem que fazer se sua moto perde óleo é tentar averiguar de onde vem a avaria. Pode se tratar de uma rachadura ou rompimento de alguma peça ou, simplesmente, porque não deixou a tampa do depósito bem apertada. É importantíssimo limpar qualquer mancha que o óleo tenha deixado no chão, já que é muito perigosa para outros motociclistas. Em umComo.com.br respondemos-lhe à pergunta oque fazer se minha moto perde óleo.

Também lhe pode interessar: Por que minha moto não tem potência 

Passos a seguir:

1

O que você tem que fazer se sua moto está perdendo óleo é deixar de usá-la imediatamente. Se perceber enquanto está conduzindo, interrompa o funcionamento e, caso veja uma poça de óleo quando tiver estacionado, não a coloque para funcionar.

2

Por um lado, não deve usar a moto se está perdendo óleo já que deixaria manchas deste líquido viscoso pela estrada, comprometendo gravemente a segurança de outros motoristas. Se uma roda de outra moto ou de um carro passasse na mancha de óleo, o motorista perderia o controle de seu veículo.

3

Além disso, não deve ligar a moto se está perdendo óleo já que corre o risco de provocar no motor um dano mecânico grave. A função do óleo é manter as peças engorduradas para que ao roçar umas com as outras não se estraguem. Como você deve compreender, se o óleo desaparecer, as peças estarão desprotegidas.

4

Uma vez tomadas estas precauções, o que você tem que fazer se sua moto perde óleo é tentar localizar o escape do óleo. Às vezes, pode ser que por algum descuido a tampa do depósito do óleo não foi fechada corretamente e derramou o líquido. Então, basta fechar com força a tampa, limpar a moto e as possíveis manchas que o óleo tenha deixado no chão.

5

Além disso, terá que revisar o nível de óleo da moto para ver se perdeu muita quantidade e deverá encher o depósito caso seja isso o que aconteceu. Há motos que tem dois depósitos com dois tipos de óleo diferentes, em função das peças da moto que reguem, por isso leve esta informação em conta. Recomendamos a você que sempre use o óleo recomendado pelo fabricante.

6

Se a perda de óleo se deve a uma rachadura ou rompimento de alguma peça, deverá chamar a um guincho para que leve a moto até sua oficina de confiança. Consulte a garantia de sua moto para cobrir com ela a despesa. Para evitar que algo assim volte a suceder, recomendamos a você que leia este artigo sobre como cuidar de sua moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se minha moto perde óleo, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que fazer se minha moto perde óleo