Os ciclomotores

Quais as regras básicas de condução de ciclomotores

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as regras básicas de condução de ciclomotores

Quando você circula com um ciclomotor, deve cumprir uma série de leis, como levar consigo a documentação específica, e os documentos de circulação e segurança rodoviária para todos os motoristas. Entretanto, em virtude das características especiais deste veículo, é necessário cumprir uma série de regras que são destinadas ao seu benefício e ao dos outros motoristas que circulam pela via pública. Para que saiba quais são e possa cumpri-las com sucesso, em umComo.com.br, explicamos quais as regras básicas de condução de ciclomotores.

 

Também lhe pode interessar: Quais os tipos de capacetes para motos

Passos a seguir:

1

Você não pode usar capacetes ou fones de ouvido que estejam ligados a equipamentos de música ou celulares enquanto estiver conduzindo seu ciclomotor.

2

As competições de velocidade estão proibidas na via pública, a não ser que tenham recebido a autorização prévia correspondente.

3

Deve se usar um capacete, com a única exceção dos ciclomotores que têm uma estrutura protetora e cinto de segurança. Além disso, deve se certificar que o passageiro também usa capacete.

4

É proibido circular com ciclomotor com o escapamento aberto e emitindo ruídos e gases. O veículo deve ser mantido em bom estado.

5

Deve-se ter um retrovisor no lado esquerdo, sendo o direito opcional.

6

Se quiser levar um reboque em seu ciclomotor, este não deve superar a metade da massa sem carga do seu veículo. Além disso, devem ser observadas as seguintes circunstâncias:

  • Circular de dia.
  • Reduzir em cerca de 10% os limites máximos de velocidade.
  • Não levar pessoas no reboque.
7

É proibido acrescentar luzes ao ciclomotor além das que vêm de fábrica.

8

Você pode levar um passageiro que tenha acima de 7 anos de idade. Este deverá usar capacete e se sentar atrás de você com os pés apoiados nos apoio para os pés laterais. Lembre-se que os ciclomotores possuem apenas 2 lugares, por isso as crianças nunca devem ir entre dois passageiros.

9

Deve andar sempre com a sua Carteira Nacional de Habilitação e a documentação da respetiva moto atualizada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as regras básicas de condução de ciclomotores, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quais as regras básicas de condução de ciclomotores