Conselhos para a eficácia do combustível

Quais são as diferenças entre o gás GNV e o GLP

Quais são as diferenças entre o gás GNV e o GLP

Apesar de que para algumas pessoas tudo continua sendo movido a gasolina ou diesel, existem novas formas de colocar nosso veículo para andar. Quando se fala de gás como combustível costumam surgir dois termos: o GNV e o GLP. Para esclarecer estes dois conceitos, em umComo.com.br explicamos em detalhe quais são as diferenças entre o gás GNV e o GLP, para que assim você possa escolher o mais indicado para seu veículo.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre gasolina e diesel

Índice

  1. O que são?
  2. Pressão
  3. Custo
  4. Resposta perante fugas
  5. Limpeza

O que são?

Antes de mais nada, vamos dar uma breve explicação sobre o que é cada um deles:

  • Com as siglas GNV fazemos referência a Gás Natural Veicular, ou seja, gás metano.
  • Por sua vez, quando falamos de GLP nos referimos ao Gás Líquido de Petróleo.

Pressão

Um dos aspectos que marcam a diferença entre o GNV e o GLP é a pressão com a qual cada um deles trabalha. Deste modo, o Gás Natural Veicular é armazenado com uma pressão muito alta (umas 250 atmosferas) e é bem mais leve do que o Gás Líquido de Petróleo.

Por sua vez, o GLP, que é uma mistura de propano e butano, trabalha com uma pressão muito baixa e é mais pesado.

Como consequência da diferença de pressão que precisam para ser armazenados, existe uma diferença notável entre o peso dos tanques que requerem. Assim, o GNV, por precisar de uma pressão muito alta, precisa de tanques muito pesados; ao contrário do GLP, cujos tanques podem ser mais leves e grandes.

Custo

O custo, um tema muito relevante, é o outro grande fator que diferencia o GNV do GLP, sendo este último mais caro. Além disso, teria que multiplicar o GNV por 3,1 para conseguir o equivalente a um galão de gasolina, ou seja, a 3,7854 litros. Porém, o GLP teria que ser multiplicado por 3,8.

Resposta perante fugas

Por sua diferença de composição, a resposta dos dois gases perante uma fuga também é diferente. Assim, existe mais risco de que se produza uma mistura inflamável com o ar no caso do GLP. Neste aspecto, a desvantagem do GNV é que uma fuga é mais difícil de detectar.

Limpeza

O GLP, assim como a gasolina, gera um filme protetor que protege as partes metálicas dos motores e dos injetores. O GNV é tão limpo que não gera esta proteção, o que nos obriga a colocar o motor em funcionamento alguns minutos antes de iniciar nosso trajeto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as diferenças entre o gás GNV e o GLP, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Eugenio Garces
Numa viatura concebida para usar GPL, pode se usar CNG? Caso nao seja possivel, pode se alterar o sistema de modo a usar CNG?
Quais são as diferenças entre o gás GNV e o GLP