Álcool e etanol como combustíveis

Qual a vantagem do álcool como combustível?

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 8 abril 2020
Qual a vantagem do álcool como combustível?

Em 1975 o governo militar brasileiro autorizou o programa pró álcool, viabilizando diminuir a dependência de combustíveis fósseis, como a gasolina. Com essa substituição, os motores dos carros precisaram passar por uma série de alterações em seus motores para que o novo combustível pudesse ser recebido. No entanto, logo após essa medida o preço do petróleo no exterior sofreu uma redução e o programa começou a se mostrar ineficiente.

Acontece que, em 2003 carros com motores biocombustíveis começaram a ser fabricados, motores que funcionavam tanto com gasolina como com etanol, independente da proporção que era misturada. Estes motores eram fabricados com liga especial para que durassem mais e apresentassem maior resistência à alteração de combustíveis que recebe e evitando corrosões, desta forma não precisando intercalar o combustível na hora de abastecer. Onde queremos chegar com isso? Ao decorrer do texto você entenderá. Neste artigo, do umCOMO te explicamos as vantagens e desvantagens do álcool como combustível.

Índice

  1. Álcool combustível: vantagens desvantagens
  2. Quais as vantagens do uso do álcool combustível em relação á gasolina?
  3. Como saber se compensa álcool ou gasolina?

Álcool combustível: vantagens desvantagens

O álcool, que tratamos como etanol (é a mesma coisa) apresenta uma série de vantagens comparado à gasolina. O álcool quando injetado no motor, aumenta a capacidade de aceleração e potência tanto no arranque quanto na velocidade final, além de ser menos poluente. Entretanto, a gasolina é 30% mais duradoura que o álcool e dependendo do caso pode ser mais duradoura, vou explicar com algumas contas simples.

Vantagens do álcool como combustível

  • Diminui a dependência de combustíveis fósseis, que são mais poluentes, além de serem finitos e, consequentemente reduz a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa;
  • É um produto agrícola, desta forma pode ser gerado em muitos lugares do mundo (ainda mais por que o álcool como etanol não provém somente da cana-de-açúcar, também pode ser feito do milho, beterraba, mandioca e até da madeira);
  • O aumento da produção é garantido pela simplicidade da tecnologia utilizado para se fazer o etanol.

Desvantagens do álcool combustível

  • É mais corrosivo que a gasolina (fator praticamente irrelevante, pois os motores são feitos para lidar com a corrosividade do álcool);
  • Nem sempre é economicamente vantajoso, é preciso fazer a conta;
  • Apesar de ser renovável, o plantio da cana pode contribuir para o desmatamento florestal;
  • Tem menor poder calorífico que a gasolina, sendo consumido mais rápido;
  • O etanol não funciona tão bem em temperaturas muito baixas (menos que 13º C), o que não costuma ser um problema no Brasil;
  • Alta concentração de enxofre ao ser consumido, o que desgasta as peças internas pela formação de ácido sulfúrico, através do enxofre.

Quais as vantagens do uso do álcool combustível em relação á gasolina?

Entenda os pontos cruciais que explicam as principais vantagens do álcool em relação à gasolina:

Vantagens e desvantagens da gasolina

Vantagens

  • Maior rendimento;
  • Arranque mais eficiente.

Desvantagens

  • Emissão de gases que contribuem para o efeito estufa;
  • Fonte não renovável;
  • Mais cara.

Porque o etanol é um combustível renovável?

O álcool é considerado um biocombustível renovável porque pode ser produzido a partir da cana de açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata e outros produtos. Isso faz com que, diferente da gasolina, ele não seja considerado finito, visto que pode ser produzido a partir das plantações.

Afinal, o álcool é ou não é vantajoso?

Se pensarmos em relação à poluição, pode ser. Isso não quer dizer que o álcool como combustível seja ecológico ou a solução de todos os problemas. A sua cadeia produtiva também implica em problemas relacionados à condições de trabalho, desmatamento (aumento de latifúndios), erosão e esgotamento do solo.

Adotar medidas que diminuam o uso de ambos os combustíveis como preferir transportes coletivos e bicicletas, por exemplo, continua sendo a opção menos agressiva.

Benefícios do álcool para o motor

Como já citado, em termos de motor, apesar de o etanol ser mais corrosivo do que a gasolina, este é um fator que não muda muita coisa, pois hoje em dia os motores são feitos para lidar com a corrosividade do álcool. Mas, pensando nas vantagens do álcool para o motor do carro, podemos considerar que o etanol em motores flex tem uma vantagem em relação à manutenção da limpeza dos bicos injetores. Eles ficam limpos por mais tempo devido às mesmas propriedades solventes que foram vistas como 'desvantagens'.

Esta afirmação não vale, no entanto, para combustíveis adulterados.

Como saber se compensa álcool ou gasolina?

Para saber se compensa gasolina ou etanol, a gasolina, por ser 30% mais econômica, para que o álcool compense ele tem que valer no máximo 70% da gasolina, por exemplo: se a gasolina está por um preço de R$: 3,00 o etanol deve estar por R$: 2,10 (os valores são fictícios). Se o etanol estiver mais caro que esta proporção, não vale a pena.

O álcool como combustível é naturalmente mais barato que a gasolina, porém, por ser um produto agrícola ele é naturalmente mais volátil à variações de valor, que dependem da safra, pre safra e clima, todos estes fatores influenciam no seu preço final de venda.

Leia também: Como calcular o consumo de gasolina do meu carro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a vantagem do álcool como combustível?, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Qual a vantagem do álcool como combustível?