Os pneus da mota

Quando trocar os pneus da minha moto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando trocar os pneus da minha moto
Imagem: portalmotos.com

As motos são veículos práticos e bastante confortáveis que nos permitem esquivar do trafego nas cidades de forma eficaz. No entanto devemos prestar atenção à segurança e um dos aspetos mais importantes é cuidar da manutenção da moto para que ela possa então circular de forma segura.

Quando se trata de prevenção de acidentes, a revisão dos pneus é fundamental, mas muitas pessoas não sabem quando mudar os pneus da moto, por isso aqui em umComo.com.br vamos explicar tudo o que é necessário saber sobre este tema.

Também lhe pode interessar: Como limpar o carburador da minha moto
Passos a seguir:
1

Antes de fazer uma longa viajem é importante verificar o estado dos pneus, certificando-se se os mesmos estão nivelados, se têm ar e se não estão rasgados ou com algum dano que possa afetar a sua funcionalidade.

Se viajar diariamente vários quilômetros com a sua moto é sempre importante verificar os pneus antes de sair de casa. Caso contrario, faça a verificação semanalmente.

2

Existem três razões fundamentais que justificam trocar os pneus na sua moto:

  • Quando sofre algum dano: rasgões, furos, golpes que alteram a sua forma, etc.
  • Quando são demasiado antigas
  • Quando nota algum desgaste
3

Por motivos de segurança se um ou ambos os pneus têm furos ou rasgões, deve muda-los de imediato. Lembre se que um pneu em mau estado afeta o desempenho da moto e perde aderência à estrada podendo causar acidentes que colocam a sua vida e dos outros em risco. A melhor maneira de evitar isso é realizar uma revisão periódica dos seus pneus para garantir que não está a correr riscos.

4

Quando os pneus ficarem velhos precisam de ser igualmente substituídos. Estas peças não têm uma data de validade, por isso muitas pessoas têm dificuldade de saber quando o fazer.

Em principio o envelhecimento de um pneu dá se pelo tempo de uso, da manutenção ou das temperaturas em que a moto se encontra. Se os pneus mostrar sinais de envelhecimento como relevos, alterações de formas, tensões, etc. é hora de os mudar.

Geralmente, depois de 5 anos de uso deve aumentar as revisões aos pneus para se assegurar se os mesmos não estão demasiado velhos para circular de forma segura.

5

O desgaste, é talvez a principal razão pela qual os motoristas devem mudar os pneus das suas motos. O período de tempo que a borracha dura depende do uso que damos à moto e do tipo de terreno em que circula, no entanto pode ver pelo design do pneu qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Para determinar o desgaste do seu pneu de moto deve olhar para os relevos dos pneus, caso a sua tiver menos de 1.6 milímetros de profundidade, está na hora de os substituir.

6

Além disso não deve esquecer a importância de alinha e equilibrar a sua moto cada 6 meses, desta forma evita qualquer tipo de problemas mecânicos que possam vir a afetar o estado dos seus pneus e gerar demasiada pressão sobre a borracha, o que causa distorção no pneu levando a acidentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando trocar os pneus da minha moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: portalmotos.com
Quando trocar os pneus da minha moto