Ajustar os espelhos do carro

Como ajustar os espelhos retrovisores

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 janeiro 2020
Como ajustar os espelhos retrovisores

Uma boa visibilidade dianteira, traseira e lateral permitirá a você circular mais seguro e reagir de forma adequada perante um imprevisto. Uma boa colocação dos espelhos retrovisores e da carga que pode levar no porta-malas são fatores básicos para que possa ter controlado o seu meio, mas o mais importante é que olhe com frequência para todos os espelhos.

Para contribuirmos um pouco para a sua segurança a bordo de um carro, em umComo.com.br vamos oferecer alguns conselhos sobre como ajustar os espelhos retrovisores.

Também lhe pode interessar: Como fazer baliza corretamente
Passos a seguir:
1

Os espelhos retrovisores que a maioria dos carros possui são o esquerdo, na porta do condutor; o direito, que se situa na zona exterior do acompanhante; e o interior central, que está situado na parte do meio do interior do carro, na parte mais alta.

Os comandos automáticos permitem que o condutor possa manusear estes espelhos sem sair do seu lugar mas é uma operação que deve ser sempre feita antes de ligar o carro.

2

Antes de mais, é bom referir que em alguns modelos de carros os espelhos retrovisores são controlados diretamente com as mãos, mas outros funcionam através de um comando ao lado do volante. Consulte o manual do seu automóvel para saber qual é o seu caso, pois pode quebrar se tentar manipular à mão os espelhos que são automáticos.

3

Vamos começar por explicar como se ajusta o espelho retrovisor que está no lado do condutor. É muito importante, porque ao consultar este espelho com frequência reduzimos a possibilidade de deixar de ver um carro que esteja no nosso ponto cego.

Quando estiver bem sentado ao volante, olhe para o espelho em questão. O que tem que ver é uma mínima parte do seu carro e, de resto, a estrada. Mexa o seu espelho até conseguir isso.

4

De seguida, deverá ajustar corretamente o espelho retrovisor que está do lado do acompanhante. Apesar de há alguns anos não ser tão comum, hoje em dia é raro ver um carro que não o tenha, apesar de muitas vezes não ser obrigatório.

Se precisar mexê-lo à mão, precisará da ajuda de uma pessoa para que mexa nela enquanto comprova no lugar do condutor que pode ver uma pequena parte do carro e, no resto do espelho, a estrada.

5

Por último, falta ajustar o espelho retrovisor interior central. A carga do porta-malas nunca deve superar a linha dos assentos, para que não seja um impedimento para a visibilidade.

Mova-o até conseguir ver através deste espelho a totalidade do vidro traseiro do seu automóvel, simplesmente movendo os olhos, sem a necessidade de ter que virar a cabeça.

6

Tecnicamente, os espelhos retrovisores devem oferecer as seguintes capacidades de visão:

  • Direito: 20 metros para trás e uma largura de 4 metros.
  • Esquerdo: 10 metros para trás com uma largura de 2,5 metros.
  • Interior: 60 metros para trás e 20 metros de largura.
7

Se os três espelhos retrovisores estiverem bem ajustados e os consultar permanentemente enquanto dirige, circulará bem mais seguro, pois se tiver que fazer uma manobra brusca saberá a todo momento se o carro atrás de você está afastado e pode frear com tranquilidade, se pode ultrapassar pela faixa da esquerda porque nenhum carro está vindo, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajustar os espelhos retrovisores, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como ajustar os espelhos retrovisores