Comprar um carro pela internet

Como comprar um carro de segunda mão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como comprar um carro de segunda mão

Em uma situação tão complicada como a atual, qualquer despesa extra de dinheiro pode causar muita dor de cabeça. Perante a instabilidade econômica e de trabalho que existe nos dias de hoje, tendemos a centrar todos os nossos esforços em poupar o máximo possível para contar com uma poupança segura, caso as coisas se compliquem. Daí que a decisão de comprar um novo carro de segunda mão pode ser mais difícil do que nunca.

Índice

  1. Quando comprar um carro de segunda mão
  2. Comprar um carro novo ou com preço de ocasião
  3. Características a serem analisadas do carro de segunda mão
  4. Detectar a antiguidade de um carro: números e papéis
  5. Onde comprar um carro com preço de ocasião

Quando comprar um carro de segunda mão

Bem é verdade que se você não tem especial urgência em conseguir um carro novo, talvez possa esperar um pouco para estar mais seguro a respeito de sua decisão. Porém, se a aquisição é um imperativo porque seu antigo carro sofreu algum tipo de avaria e já não pode usá-lo, você precisa tomar uma decisão o quanto antes.

Apesar de que a compra de um carro supõe efetivamente um grande desembolso econômico, às vezes não podemos prescindir dela. Sim, um automóvel desvaloriza no mesmo momento em que começa a rodar, mas também é um mal necessário que não podemos prescindir em muitos casos.

Como comprar um carro de segunda mão - Quando comprar um carro de segunda mão

Comprar um carro novo ou com preço de ocasião

A questão é decidir se está consciente de que a compra de um carro é obrigatória para você e se este será um carro novo ou de segunda mão. É claro que um carro novo recém-saído de fábrica tem suas vantagens. Em primeiro lugar, a garantia que as concessionárias geralmente oferecem, de aproximadamente dois anos, é para muitos uma razão de peso para sentir tranquilidade, porém não se esqueça que esta garantia também inclui algumas exceções. Também, é possível ter o veículo que realmente deseja. Isto é, pode configurar o carro de acordo com suas preferências e equipá-lo com todas as funções e características que lhe interessam. Sem dúvida alguma, que isto inclui uma grande vantagem para os mais exigentes, mas também é verdade que o investimento econômico é muito maior. Se considerarmos que, como se mencionou anteriormente, o carro perde valor assim que começa a rodar, a desvalorização de um carro com tantas prestações pode ser muito notável.

Esta perda de valor é, na realidade, o que converte o carro com preço de ocasião em uma opção bastante interessante. Embora um automóvel com preço de ocasião possa ter a priori mais riscos, a verdade é que estes são mínimos se levarmos em conta a garantia que também tem este tipo de veículo. Por exemplo, há alguns anos era óbvio que a pintura e outros componentes dos carros estragavam-se com facilidade dentro de dois ou três anos. Porém, atualmente já não é assim, pois as diferenças de qualidade entre um carro novo ou de ocasião não significam diferenças tão amplas, mas mínimas.

Como comprar um carro de segunda mão - Comprar um carro novo ou com preço de ocasião

Características a serem analisadas do carro de segunda mão

A seguir, mostramos uma lista de aspectos importantes que você deve analisar antes de comprar um carro de segunda mão:

  • Rodas: Rachas ou fendas, desgaste excessivo ou irregular, flancos deformados, profundidade do desenho, data de fabricação.
  • Freios: Pressão do pedal de freio, afundamento do pedal do freio, freada.
  • Motor: Marcha lenta, paragens, ruídos anormais do motor do carro de segunda mão.
  • Amortecedores: desnível excessivo do carro, ruídos e balanço excessivo.
  • Perda de líquidos: sistema de freios, motor, ar acondicionado.

Detectar a antiguidade de um carro: números e papéis

Alguns detalhes não tão importantes podem fornecer algumas informações sobre a idade real do carro de segunda mão ou em promoção. O código DOT das rodas começou a ser de quatro números a partir de 2000: os dois primeiros indicam a semana e os números restantes, o ano de produção. Se você vê um número de três, já sabe que o pneu tem mais de 12 anos de vida. Também, há outras peças que incorporam um selo com informação adicional. Uma verificação que nunca deveria passar por alto é a de dar uma olhada na coleção de selos do livro de manutenção do carro. O código DOT no flanco do pneu lhe permitirá averiguar sua data de fabricação. Neste caso, a capota é da semana 50 do ano 2004. O selos especiais de algumas peças permitem conhecer quando foram fabricadas.

Como comprar um carro de segunda mão - Detectar a antiguidade de um carro: números e papéis

Onde comprar um carro com preço de ocasião

Por outro lado, o leque de possibilidades em que as funções se referem é também bastante amplo. O equipamento, as classes de motor, as prestações e os serviços acrescentados... os carros com preços de ocasião já dispõem de tudo isso, então sempre terá à sua disposição uma faixa de opções bem mais extensa que no passado. Se deseja comprar um carro com preço de ocasião, pesquise o site de classificados de autos, já que poderá ver todas as ofertas em carros com preços de ocasião. Demonstrou-se que este tipo de serviços é um recurso muito útil e acessível para encontrar carros de ocasião com a máxima segurança e confiança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comprar um carro de segunda mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como comprar um carro de segunda mão