Verificação da bateria do carro

Como dar partida em um carro sem bateria 

Como dar partida em um carro sem bateria 
Imagem: blog.segurauto.com

Existe uma forma de dar partida em um carro sem bateria, porém é bom explicar que do ponto de vista mecânico não é muito conveniente. Isto porque ao engatar a marcha de um carro sem bateria, o catalisador pode ser danificado porque o combustível sai pelo escapamento sem queimar. De modo que faça-o apenas em caso de urgência. Em umComo.com.br explicamos como dar partida em um carro sem bateria.

Também lhe pode interessar: Como empurrar o carro quando a bateria acabou
Passos a seguir:
1

Para dar partida em um carro sem bateria você deve contar com a ajuda de outra pessoa ou deve estar com o carro situado em uma ladeira abaixo. O motivo é que o primeiro empurrão deve ser dado sem ajuda da máquina. Estando em uma descida, o próprio carro começará a avançar se soltar o freio, mas se estiver no plano, precisará que alguém dê um empurrão. O carro não dará partida com este método se a bateria estiver completamente descarregada.

2

Os primeiros passos para dar partida em um carro sem bateria são pôr a marcha em ponto morto e acionar o contato. A seguir, solte o freio de mão e, se estiver em uma descida, o carro começará a andar. Se não, precisará que alguém o empurre. Seja muito cuidadoso porque até que o motor não dê partida, é possível que o freio esteja muito duro, por isso não responderá perante uma situação de emergência.

3

Quando o carro que ficou sem bateria estiver em marcha, espere que atinja uma velocidade de 10 kms por hora, aproximadamente, e, então, pise na embreagem até o fim e engate a segunda marcha. Você é a pessoa que conhece melhor seu automóvel, de modo que saberá em que momento poderá pisar na embreagem para que aceite a segunda marcha.

4

A seguir, solte a embreagem com normalidade e a inércia fará com que o motor comece a funcionar. A bateria carregará um pouco durante a marcha, o que permitirá conduzir com normalidade. Porém, é necessário dirigir de forma suave, evitando as paragens desnecessárias, para que o carro não volte a ficar sem bateria e consiga dar partida.

5

O mais conveniente após dar partida em um carro sem bateria é ir à sua oficina de confiança para verificar o estado da bateria e os motivos que levaram à descarga.

6

Em todo o caso, para que não tenha novamente o mesmo problema para dar partida em um carro sem bateria, siga estes conselhos de manutenção para cuidar da bateria de seu automóvel.

7

De qualquer forma, é necessário reforçar que dar partida no carro sem bateria deve ser o último recurso já que pode estragar o catalisador, cujo preço é mais de 500 euros. Leia este artigo onde explicamos como carregar a bateria do carro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar partida em um carro sem bateria , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Amanda
Justo o que eu procurava sobre como identificar problemas na bateria do carro. Obrigada!
Imagem: blog.segurauto.com
Como dar partida em um carro sem bateria