Carteira de motorista

Como dirigir um carro

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como dirigir um carro
Imagem: tudocarros.com

Aprender a dirigir é um dos objetivos de muitas pessoas que se querem tornar independentes dos transportes públicos e de boleias de outras pessoas, podendo elas próprias ir onde querem e quando querem. No entanto saber como dirigir um carro não é tarefa fácil que se aprenda de um dia para o outro, é muito importante aprender também a componente teórica e praticar monitorizado por alguém experiente, por isso existem escolas de condução. Se você pretende conhecer alguns aspetos técnicos de como dirigir um carro, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como dirigir em uma rotatória

Passos a seguir:

1

A primeira coisa a ter em atenção quando se prepara para dirigir um carro, é ajustar tudo à sua medida. Certifique-se de que o seu corpo se encontra perfeitamente ajustado ao assento, que suas costas encostam bem nele e que seu corpo está a uma distância correta do volante. Pode fazer isso esticando os braços por cima do volante, os seus punhos deverão tocar nele e a perna esquerda, ao carregar a fundo no pedal da embraiagem, deve ficar esticada e com o pé totalmente em contato com o pedal.

Como dirigir um carro - Passo 1
Imagem: bemnaestrada.com.br
2

Não se esqueça também de nivelar os espelhos de forma a que consiga ver corretamente o que estiver em seu redor no momento da condução. O espelho interior, também chamado de espelho retrovisor, deverá mostrar a totalidade do vidro da traseira, o espelho esquerdo deverá mostrar a extensão da estrada e um pouco da porta de trás do carro, enquanto que o espelho direito deverá estar virado mais abaixo de forma a revelar o espaço entre a roda traseira e a berma da estrada, o que será útil na hora de estacionar.

Como dirigir um carro - Passo 2
Imagem: prac.com
3

Coloque o cinto de segurança e inicie a marcha. Enquanto dirige o carro deve manter uma postura atenta, olhando sobretudo para a frente mas tentando perceber também o que se passa nas laterais: se há algum carro ultrapassando, se existe um pedestre tentando atravessar a estrada, etc. Para isso recorra aos espelhos, à vista que tem a partir do vidro frontal do carro e também recorrendo à audição. São muitas as situações às quais devemos prestar atenção de forma a adotar uma direção defensiva, evitando acidentes.

Como dirigir um carro - Passo 3
Imagem: salaodocarro.com.br
4

Dirija calmamente e de forma tranquila. Evite dirigir quando estiver muito sonolento, preocupado ou estressado, pois isso fará com que não consiga se concentrar na condução da melhor forma, podendo mesmo fazer com que se distraia dos perigos eminentes. Nunca dirija sob o efeito de álcool ou drogas, pois eles diminuem muito a sua percepção e são as principais causadoras de acidentes mortais. Enquanto dirigir, preste atenção apenas à direção e condução do carro, por isso deixe de lado o celular e a comida.

Como dirigir um carro - Passo 4
Imagem: motorshow.terra.com.br
5

Preste sempre muita atenção aos sinais de rodoviários e sinais luminosos, de forma a saber que cumpre com todas as regras rodoviárias especificadas para a área de estrada que está atravessando. Isso significa também cumprir com os limites de velocidade, para que se possa concentrar no que se passa em seu redor. É natural que, logo à primeira, não saiba o significado de todos os sinais de trânsito, no entanto eles são muito importantes porque nos fornecem informações úteis na direção, como o caso de uma estrada estar em obras, de mais à frente existir uma curva apertada, se a estrada é de sentido proibido, etc.

Como dirigir um carro - Passo 5
Imagem: professorparaense.com
6

Durante os primeiros tempos em que dirigir um carro, evite fazê-lo à noite ou durante condições climatéricas desfavoráveis como a chuva e a neblina, pois estes dificultam a visão. Sempre que possível, viaje com alguém experiente a seu lado que possa indicar-lhe o que está fazendo de errado e tranquilizá-lo, principalmente se sentir medo de dirigir. Se não se sentir à vontade e se perceber que isso o desconcentra, não fale ou não ouça música enquanto dirige.

Como dirigir um carro - Passo 6
Imagem: seligamulher.com.br
7

Além destas questões, existem também os aspetos técnicos da direção de um carro, como tirar e meter mudanças, sinalização de mudança de direção, estacionamento, etc. Essa matéria deverá ser aprendida na escola de condução, pois além de lá encontrar as pessoas mais indicadas para o ensinarem da forma mais correta como tudo isso funciona, dirigir é um ato de grande responsabilidade que não deve ser posto em prática apenas tendo algumas noções. Por isso, se você quer começar a aprender a dirigir um carro com sucesso, inscreva-se na escola de direção mais próxima de si e marque suas aulas.

Como dirigir um carro - Passo 7
Imagem: esc-chama.pai.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dirigir um carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Paulo Roberto
tenho muitos anos que nao entro em um carro , mas depois dessas aulas mim cinto quase um motorista habilitado voce encina muito bem e como eu setevesse dentro de um carro.
paulo roberto
porque dirigir um carro automamatico e de que um manual.
Maria
Achei ótimo mas eu quero saber e como faz pra aprender a dirigir carro se a pessoa não sabe como:pra que serve aquele negocio no meio que os motorista usam e onde agente para o carro onde acelera como desliga an an?
Imagem: tudocarros.com
Imagem: bemnaestrada.com.br
Imagem: prac.com
Imagem: salaodocarro.com.br
Imagem: motorshow.terra.com.br
Imagem: professorparaense.com
Imagem: seligamulher.com.br
Imagem: esc-chama.pai.pt
1 de 8
Como dirigir um carro