Evitar multas de trânsito

Como fazer licenciamento de veículo

Como fazer licenciamento de veículo

Os veículos de todos os portes, modelos e finalidades precisam ser licenciados anualmente, como requisito legal para transitar pelas ruas. Mesmo com o número cada vez maior de veículos circulando nas vias, ainda restam dúvidas sobre os procedimentos relativos ao licenciamento de veículos. Pensando nisso em umComo trazemos-lhe as orientações abaixo para licenciar seu veículo.

Também lhe pode interessar: O que devo saber antes de fazer auto escola
Passos a seguir:
1

O documento comprobatório do licenciamento é o CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Sua validade é anual, mas o período de vigência varia de acordo com o final da placa do veículo. Ex.: Se o final da placa for 0, o período de vigência vai de dezembro do ano de obtenção até o fim do mesmo mês do ano seguinte.

2

O DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito - é o órgão responsável pela emissão do CRLV. Ele estabelece e fiscaliza o andamento do processo de licenciamento em seus respectivos estados.

3

Para que o licenciamento seja liberado, é necessário pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) – o famoso “seguro obrigatório”, que nada tem a ver com o seguro convencional privado. Também é pré-requisito para a liberação do CRLV que o veículo não possua multas em atraso ou pendências judiciais.

4

O licenciamento pode ser realizado presencialmente ou ainda por meio eletrônico. Cumprindo os critérios exigidos pelo DETRAN, o proprietário poderá realizar o licenciamento antecipado, nos meses de janeiro fevereiro e março.

Para o licenciamento eletrônico o proprietário deve pagar a taxa correspondente na rede bancária – quando também deve optar pela retirada do veículo no DETRAN, ou recebe-lo em casa. Se optar por receber o CRLV por correio, deve ainda pagar a taxa de postagem.

5

Para aqueles que pretendem fazer o licenciamento presencial, devem se dirigir a uma unidade do DETRAN ou Ciretran, portando documento de identificação (RG, CNH e outros, que podem variar conforme o estado), e comprovante de quitação de débitos e taxas relacionadas ao veículo.

6

Em caso de perda, roubo, ou apreensão do documento, o proprietário poderá solicitar a 2ª via do CRLV, desde que não haja qualquer espécie de bloqueio judicial e mediante o pagamento de nova taxa.

7

O condutor que estiver transitando sem o CRLV, ou documento com irregularidades, está sujeito à multa, pontos aplicados à CNH e ainda poderá ter o veículo recolhido aos pátios do DETRAN até comprovar a regularização do documento.

8

Entre em contato com o DETRAN do seu estado para saber mais detalhes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer licenciamento de veículo, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
ANDRE LUIS TEXEIRA DA CUNHA
paguei o GRT para o Licenciamento e CRLV exercício 2021, como devo fazer agora para consegui o CRLV?
A sua avaliação:
suely miranda
Posso fazer o licenciamento no poupatempo
Como fazer licenciamento de veículo