Carregar a bateria do carro com os cabos

Como ligar os cabos do carro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 fevereiro 2020
Como ligar os cabos do carro
Imagem: motoradictos.com

Usar o cabo do carro para carregar a bateria de um veículo que não pega (a famosa "chupeta") é uma operação relativamente simples, mas que traz riscos para o sistema elétrico ou para o alternador, por isso é preciso estar bem informado antes sobre como se faz. Você deve tomar uma série de medidas de precaução para que o processo seja realizado com sucesso. Em umComo.com.br explicamos com detalhes como ligar os cabos do carro.

Também lhe pode interessar: Como usar os cabos de uma bateria
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, é necessário explicar que a função deste cabo é, simplesmente, transmitir a energia de uma bateria carregada para outra vazia, com o objetivo de conseguir dar partida no carro sem bateria. Desta forma, as duas baterias implicadas devem ser da mesma voltagem.

2

A primeira recomendação sobre como usar o cabo está relacionada com a carroçaria dos dois carros a conectar, tanto do que ficou sem bateria como do carro de apoio. Estas duas carroçarias nunca devem estar em contato durante o processo, com o objetivo de não gerar faíscas ou causar um curto-circuito.

3

Depois, desligue o contato dos dois carros e observe que os dois tenham o freio de mão colocado, para evitar qualquer movimento indesejado durante a transferência de carga das baterias ao usar os cabos.

4

Agora, obtenha acesso às baterias dos dois carros. Estas são as localizações mais comuns:

  • No compartimento do motor.
  • Sob o banco traseiro do carro.
5

Agora, comece o processo em si. Pegue uma das pontas do cabo vermelho e coloque no borne positivo (com o sinal de "+") da bateria do carro que está carregado.

6

A seguir, a outra ponta deste cabo vermelho deve ir no borne positivo da bateria do carro descarregado.

7

O seguinte passo consiste em colocar de forma adequada as pontas do cabo preto. Uma das pontas deve ser colocada no borne negativo da bateria carregada. E, atenção porque a outra ponta do cabo preto deve ser colocada no carro com a bateria descarregada, mas sobre alguma parte metálica do chassis ou carroçaria.

8

Antes de começar a transferência, comprove que tenha colocado cada ponta de cada cabo no lugar adequado e que está tudo bem fixado, além de não ter contato com nenhum elemento como cabos. Agora, já pode ir ao carro que está com a bateria carregada e dar partida no motor, acelerando suavemente durante alguns minutos.

9

Agora, desligue o carro e vá ao que estava com a bateria descarregada para poder ligá-lo. Mantenha o motor funcionando por alguns minutos, para que a bateria comece a carregar. Depois, desligue e retire os cabos na ordem inversa da colocação, evitando que entrem em contato com partes metálicas do carro.

10

Usar os cabos da bateria do carro é uma operação simples mas existe algum risco; se não se sentir capacitado, deixe nas mãos de profissionais. Para que a bateria carregue completamente, circule por pelo menos meia hora com o automóvel depois do processo de carga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ligar os cabos do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Raimundo Fernandes Chuvica
muito útil para quem quer aprender!
Gostaria ser esclarecido quais são os procedimentos para carregar as duas baterias descarregadas de um carro a diesel por exemplo um Toyota GXR V8 utilizando o método "Chupeta"? Obrigado.
valdir
Para ligar o carro devo ligar primei o contato e depois dar partida? Isso prejudica o motor de partida ou é mentira?
Imagem: motoradictos.com
Como ligar os cabos do carro