Verificar as fugas de óleo

O que fazer se o carro perde óleo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 janeiro 2021
O que fazer se o carro perde óleo
Imagem: motorpasion.com

A perda de óleo do carro é uma das falhas mais comuns. Pode ser mais ou menos grave, dependendo da quantidade de óleo perdido e se for o caso do vazamento, mas em qualquer caso, você deve sempre agir para evitar males maiores. Se você detectar a perda terá que ter os níveis de medida para verificar o quanto foi perdido e ter uma primeira ideia da magnitude do vazamento. Em umComo.com.br explicamos o que fazer se o carro perde óleo.

Passos a seguir:
1

Primeiro de tudo, você deve confirmar o vazamento que tem o óleo do carro. Às vezes, o carro deixa uma poça sob o motor devido à condensação ou ar condicionado, mas não há qualquer avaria. Pelo toque e cheiro você pode se certificar de que é realmente perda de óleo.

2

Depois de saber que o carro perde óleo, o que você tem a fazer é avaliar a extensão do problema, que pode ser encontrado medindo a quantidade de óleo que permanece no reservatório. Então você sabe se o carro perdeu uma grande quantidade de óleo, e se está enfrentando uma avaria grave que pode ter danificado alguma parte do motor; ou se trata de uma pequena fuga.

3

Neste artigo vamos explicar como medir o nível de óleo de um carro. Você vai ter que fazer isso com o motor frio, utilizando a vareta e verificar se o nível do reservatório está entre as marcas de mínimo e máximo.

4

Se o carro perdeu uma grande quantidade de óleo, é melhor você avisar o guindaste para levá-lo para a oficina onde será localizada a falha. Normalmente, as apólices de seguro cobrem este tipo de transporte, por isso entre em contato com o seu agente ou a sua companhia de seguros para utilizar este serviço.

É possível que o seu carro possa mover-se, mas é um grande risco colocar o motor para funcionar com pouco óleo, uma vez que as peças não são suficientemente lubrificadas e pode ser danificado.

5

No entanto, se o nível de óleo ainda é aceitável, apesar do vazamento, você pode ir com o carro para a oficina de sua confiança para resolver o problema. As chances são de que o vazamento de óleo é devido a uma folga nas juntas ou parafuso do cárter que não estão firmes o suficiente. Isto não é um problema grave, mas ele deve ser resolvido.

6

Um óleo de carro bem conservado é essencial para o bom funcionamento do motor do veículo. Leia este artigo para aprender como mudar o óleo do seu carro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o carro perde óleo, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: motorpasion.com
O que fazer se o carro perde óleo