Reparação de motos

Por que minha moto não tem potência 

Por que minha moto não tem potência 

Em 2018, o número de motos nas ruas superava o número de carros em quase metade dos municípios brasileiros, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios divulgados pela Agência Brasil[1]. Cada vez mais usada como ferramenta de transporte e trabalho, a moto assumiu um papel muito importante na locomoção no país e os cuidados para garantir seu bom funcionamento são cada vez mais importantes. A pergunta de por que a moto não tem potência, por exemplo, pode ter múltiplas respostas, mas a mais comum é uma falta de manutenção geral do veículo que fará com que aos poucos vá perdendo suas capacidades. Por isso, é recomendável não pular nunca nenhuma das revisões periódicas da moto, porque a longo prazo isto pode custar mais caro. Em todo caso, no umCOMO mostramos as possíveis respostas à pergunta de por que minha moto não tem potência. Confira!

Também lhe pode interessar: Porque minha moto não pega

Índice

  1. Moto não desenvolve velocidade, o que pode ser?
  2. Moto sem força: outras causas
  3. Moto perdendo for perdendo força ao acelerar
  4. Falta de compressão no motor de moto: causas

Moto não desenvolve velocidade, o que pode ser?

Um dos sintomas de uma moto que está funcionando mal é precisamente esta sensação de falta de potência do veículo. Por isso, uma má carburação pode ser o motivo de sua moto perder força. Para solucionar este problema, o mais recomendável é levá-la a um mecânico de confiança para que faça um ajuste do carburador.

Se o filtro do ar estiver obstruído ou, sem chegar a esta situação, estiver muito sujo, você também notará que sua moto não tem força. Caso você tenha circulado por terrenos muito empoeirados esta será a causa mais provável de que sua moto tenha perdido a potência que tinha anteriormente. Neste caso, você está com sorte porque a operação de manutenção é relativamente simples e você mesmo poderá fazê-la, caso seja habilidoso. Neste artigo explicamos como mudar o filtro do ar da moto.

Moto sem força: outras causas

Moto fraca pode ser vela? Bem, se você considera que nenhuma das duas opções anteriores é a causa de sua moto não ter força pode optar por verificar a vela de ignição. Assim, se esta peça estiver deteriorada se manifestará provocando uma perda de potência do veículo. É uma peça delicada, de modo que tenha cuidado ao manipulá-la se decidir fazer a manutenção você mesmo. Além disso, deverá ter cuidado para não se queimar. Neste artigo você aprenderá como mudar as velas da moto.

Nunca é demais realizar um ajuste das válvulas se sua moto não tiver força. Um desajuste nestas válvulas da admissão se manifestará com a perda de potência, de modo que vá ao seu mecânico de confiança para que faça esta operação.

A causa também pode ser encontrada no cano de escape. Assim, se este estiver tampado com fuligem a moto perderá grande parte de sua potência habitual. Para limpar o cano e retirar os resíduos, você pode aplicar soda cáustica durante toda a noite.

A falta de manutenção geral de sua moto também provocará, entre outros efeitos, que sua moto perca potência e força. Além disso, você corre o risco de que a moto acabe sofrendo uma avaria importante que provoque um grande desembolso econômico. Por isso, revisões conforme certa quilometragem são essenciais para garantir o pleno funcionamento da sua moto - o tempo e quilometragem irão variar conforme o modelo e marca, mas o idela é que você a envie para revisão sempre que ela estiver programada no calendário. Pense nisso como um cuidado paliativo para ter sua moto sempre consigo! Para saber mais, leia este artigo no qual explicamos as tarefas básicas de manutenção da moto.

Moto perdendo for perdendo força ao acelerar

Uma das principais razões para sua moto estar perdendo força ao acelerar é um eventual entupimento no carburador, uma das peças mais importantes de qualquer veículo automotor. Como falamos anteriormente, o melhor nesse caso é levar a motocicleta até um mecânico em quem você confie para que ele faça a troca ou ajuste dos equipamentos.

Apesar do umCOMO ser um grande entusiasta do faça-você-mesmo, nesse caso realmente recomendamos que você deixe seu veículo nas mãos de um profissional, isso porque será necessário desmontar e limpar o carburador e depois montá-lo novamente.

Moto perde força quando esquenta: o que pode ser?

Há várias causas que explicam uma moto falhando quando esquenta. Pode ser um problema no carburador, para o qual já demos a solução acima, ou simplesmente falta de óleo. Nesse caso, basta fazer uma troca de óleo e ver se sua moto irá recuperar a potência. Caso vá visitar um mecânico, peça para o profissional também checar o pulsador e o estator de sua motocicleta.

Moto falhando e morrendo

Nada pior do que passar por uma situação em que sua moto falha e morre, sobretudo se você está na estrada e longe de um lugar em que possa ter a devida assistência técnica. Algumas causas para esse problema podem ser:

  • Mau contato da bateria - verifique se os fusíveis estão limpos, bem conectados e firmes. Verifique se a bateria está em bom funcionamento também.
  • Sujeira no atuador de marcha lenta - esse caso é bem simples de resolver: retire o filtro de ar e aplique o óleo WD-40 na borboleta.

Se nenhuma das alternativas acima funcionar, procure um mecânico ou a assistência técnica especializada.

Falta de compressão no motor de moto: causas

Infelizmente, a falta de compressão no motor da moto é bem comum e pode ser causada por vários fatores, como por exemplo:

  • Má vedação do motor
  • Óleo no motor desregulado
  • Problemas no bico injetor
  • Filtro de ar sujo

Já demos solução para a maioria desses problemas nos apartados acima. De qualquer modo, continuamos reforçando a necessidade de buscar um mecânico ou a manutenção especializada da montadora da sua motocicleta, pois assim você irá garantir que terá seu problema resolvido da melhor forma possível, contando sempre com especialistas nesses amados veículos de duas rodas.

Lembre-se também que embreagem ruim perde potência, isto é, se você pisar demais na embreagem e quiser acelerar mais do que sua moto aguenta, é bem provável que você terá problemas no futuro. Um cheiro de queimado bem desagradável é um sinal que sua moto já está com esse problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha moto não tem potência , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Referências
  1. BRITO, Débora. Número de motos é maior que o de carros em 45% das cidades. Agência Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/numero-de-motos-e-maior-que-o-de-carros-em-45-das-cidades>. Publicado em 02 de julho de 2018. Acesso em 09 de julho de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Daniel
a aceleração da minha moto não esta acompanhando a velocidade. Ela acelera mais não sai do lugar .
Será que alguém poderia me dizer o que pode ser?
A sua avaliação:
José Romario
Minha mota cbr600 f não atinge 100km/h na terceira e quarta marcha .
Troquei filtro de ar, da gasolina, óleo, bomba de gasolina, regulei o carborador mesmo assim a mota morre na estrada...

A sua avaliação:
Marcos
Moto Yamaha ,150 com 6.400 km não passa dos 60 km o que está acontecendo fez revisão com 4.600 km.
A sua avaliação:
Aluizio Jordanno
Galera, no meu caso foi falta de aderência no punho de aceleração .. Girava o punho a monto andava , mais não tinha a potência. Ela ia caindo ate quase não anda. Então apertei o punhone ela andou tranquilo. Era falta de aderencia no mundo girava e o punho escorregava ate a posição inicial. Não custa nada da uma olhada.
A sua avaliação:
LUCIANO FERNANDES DE PAULA
Ola boa noite ,queria que alguém pudesse me ajudar ,tenho uma moto bross 150 ano 2012 comecei a notar nela que depois da terceira marcha a ela perde a potência estou mto preocupado !
Dbran
Ola pessoal bom dia!!! Entao ,tenho uma twister 2005 q vem apresentando um problema dificil de resolver...ja tem algum tempo q ela vem perdendo potencia na arrancada e chegando ha 80km/hs nas subidas.Ja foi trocado a vela,pastilhamento do cabeçote,limpeza do carburador e troquei tambem o kit do disco de embreagem! A moto continua do mesmo jeito.... Bom,gostaria de saber se vcs teriam informacoes q pudesse me ajudar nesta situacao? Obrigado a todos.
Bruno
Tenho tido o mesmo problema... Só que a minha também não esta cortando giro...
IGOR FERNANDO DA ROSA AGUIAR
Eu tenho uma NXR 160 BROS ESDD 2018. o grande problema que eu percebi de um dia para o outro foi a seguinte, eu acelero e não dá potencia; só ronca o motor mas não adquire velocidade. Isso acontece a partir da segunda marcha. Ela adquire velocidade só depois de um tempo, mas nas ultrapassagens nem tento porque a mesma perde a potencia na aceleração.
carlos
Ola, tenho uma twister 2008 ja fiz cabecote, carburador, filtros, pistoneti, ela fica dois dias boa e volta a fica muitooooo fraca. Alguem pode me ajudar pois ja nao sei mais o que fazer :(
Talvanes
Se caso a bateria tiver descarregada
O poblema e a bateria
So pra garantir der uma carga na bateria
Bento Antonildo Pereira Iwata
Após verificar o sistema de alimentação e a perda de potência persistir, assim como trafegar numa dada velocidade sem ganhar potência e nas subidas agravar, passe a verificar o motor, geralmente é a embreagem, principalmente se sua moto tem mais de cinco anos e trafega em média 30 km por dia, o platô deve estar desgastados e os discos queimados.
Rosivaldo
Bom dia Tenho uma motocicleta cg fan 2014 meu veículo ta sem forca quando eu passo da 3/ 4 marcha ela atinge 90km.hs. e quando eu passo da 4/5 ela diminui pra 78kn.hs o que eu faço???
ANDREIA MACHADO SOUZA
a minha tambem ta assim como vc resouveu ???
A sua avaliação:
rodrigo lopes de aguiar
tenho uma nxr 150 bros ano 2010. o problema e porque eu forcei o motor de mais .o resultado e que . ficou sem força total nao sei o que pode ter danificado.me ajudem por favor.
Adriano
Minha moto e um CBX 250 twister. A mesma esta sem força. Já olhei o filtro. O carburador. E ela continua com o mesmo problema. O q eu faço mi d um dica por favor. Eu agradeço.
gd
leve a mesma pro mecanico , isso pode ser no motor , tive o mesmo problema e por fauta de manutencao a minha quase batia o motor , boa sorte
rodrigo lopes
cara provavelmente pode ser o disco de embreagem a minha ficou com o mesmo problema tambem
Por que minha moto não tem potência