Capacetes protetores para o rosto

Quando devo trocar o capacete da moto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando devo trocar o capacete da moto
Imagem: forkustomriders.com

Um capacete tem data de validade, isto é, ainda que aparentemente seu aspecto físico seja normal, chega um momento em que deixa de ser eficaz. Por isso, é fundamental saber como detectar quando devemos substituir este elemento que pode salvar a sua vida ou livrá-lo de uma lesão grave em caso de acidente com a sua moto. Em umComo.com.br, oferecemos a resposta à pergunta de quando deve trocar o capacete da moto.

Também lhe pode interessar: Como decorar capacetes de moto
Passos a seguir:
1

O principal fator que torna um capacete de moto inválido é uma queda. De modo que, caso você tenha tido um acidente e tenha tocado com o capacete no solo ou contra outro veículo, deverá comprar um novo.

2

No entanto, não é necessário um grande impacto como o produzido em um acidente para acabar com a vida útil de seu capacete. Uma simples queda em casa ou no trabalho pode tornar o seu capacete incapaz de protegê-lo de forma adequada. De modo que, caso o seu capacete caia no chão de uma altura de pelo menos 1,5 metros, você deverá trocá-lo.

3

Em relação a estas considerações, é recomendável não comprar capacetes de segunda mão porque não tem a garantia de não ter sofrido alguma queda. Talvez o vendedor não esteja consciente disso, mas pode estar oferecendo um produto que já não é seguro.

4

Os capacetes de moto feitos com materiais de resina termoplástica ou de policarbonato expiram com o passar dos anos. Quando o comprar, consulte na loja os anos de vida útil. A duração média é de 5 anos.

5

Nos demais capacetes, o que se deteriora é o interior e, por isso, ao longo do tempo, deixam de ser tão eficazes. No entanto, neste caso será uma deterioração que você mesmo poderá comprovar visualmente. Se o capacete não sofrer nenhum golpe, pode chegar a durar 10 anos, mas em qualquer hipótese, consulte sempre as recomendações do fabricante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando devo trocar o capacete da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: forkustomriders.com
Quando devo trocar o capacete da moto