Manter uma moto

Quando mudar as velas de minha moto

Quando mudar as velas de minha moto
Imagem: impnesa.com

As velas são as peças responsáveis por realizar a ignição entre o combustível e o ar nos cilindros, através de uma faísca. O que acontece é a conversão da energia elétrica em um arco elétrico. A correta atividade das velas é fundamental para que a moto funcione, então, tenha isso em conta e troque-as sempre que seja necessário. Ao substituí-las, também evitará que ocorram novos problemas que podem originar em uma má manutenção. Para que tenha tudo correto, em umComo.com.br explicamos quando mudar as velas de sua moto.

Também lhe pode interessar: Por que minha moto falha ao acelerar?

Índice

  1. Média de quilômetros
  2. Duram mais ou menos em função do uso do motor
  3. Troca de velas

Média de quilômetros

A média de quilômetros para mudar as velas de sua moto, vem especificada no manual de instruções do veículo, mas cada marca é diferente e é muito comum encontrar dados diferentes. Em média, as velas devem ser substituídas por novas a cada 30.000 quilômetros, aproximadamente.

Duram mais ou menos em função do uso do motor

É verdade que as velas da moto podem chegar a durar o dobro, e também que seja necessário trocá-las antes. Isto se deve ao bom ou mau uso que você faz de sua moto, o que determinará se deve substituí-las antes ou depois. Se fizer um bom uso do motor e não forçar o tanque da gasolina, as velas podem chegar a durar o dobro dos quilômetros, até 60.000 km.

No entanto, se ocorrer alguma falha elétrica, uma mistura incorreta de combustível, ou se mancharem de óleo, deverá substituí-las imediatamente, à parte da quilometragem. Por isso, deve localizar as velas em seu veículo e revisá-las periodicamente, para saber quando substituí-las.

Troca de velas

Na hora de fazer a troca de velas, certifique-se que o motor está frio. Também recomendamos limpar ao redor antes de colocar as novas velas para evitar que os conectores se sujem. Se quer mudá-las você mesmo, visite nosso artigo de umComo, onde explicamos como mudar as velas de sua moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando mudar as velas de minha moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Luan
Minha moto esta na lenta e quando eu afundo a mão no acelerador ele afoga e depois volta oque sera ?é uma fan 125
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Luan, acreditamos que o nosso artigo sobre O que fazer quando a moto está afogada possa te ajudar: https://auto.umcomo.com.br/artigo/o-que-fazer-se-minha-moto-esta-afogada-13722.html. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Leonardo
Olá boa noite! Minha moto trocou a bomba de combustível e regulei as válvulas e ela está cortando isso é normal?
A sua avaliação:
josue veiera
minha moto nâo esta fusionando dunada parou nâo sei quer a bateria
Fábio Rinaldi
Acho que andei um período sem óleo na minha xre300. Num dado momento ela perdeu potência e assim permanece, não passa de 4000 RPM em movimento e há fumaça no escapamento escura. Levei no mecânico e de cara ele disse que bateu o motor e devo retificá-lo. Não pode ser outra causa?
Imagem: impnesa.com
Quando mudar as velas de minha moto