Partilhar

Com que frequência devo trocar a bateria do carro

A bateria é o elemento central que oferece a potência elétrica a um veículo para que possa funcionar, bem como para que funcionem os restantes componentes eletrônicos do carro. É por isso que se torna fundamental mantê-la em boas condições, na medida do possível, através e práticas simples que nos ajudarão a prolongar sua vida útil. Além disso, é bastante importante substituí-la por uma nova quando começar a falhar e para que não tenha dúvidas a este respeito, no seguinte artigo de umComo respondemos à pergunta de com que frequência devo trocar a bateria do carro.

Também lhe pode interessar: Como trocar a bateria do meu carro

Diz-se que a bateria de um carro dura em média uns 4 anos, um número que varia em função de bastantes fatores como a qualidade da mesma, o clima de nosso lugar de residência, a forma de condução, a condição do sistema de carga, etc. Além disso, deve se ter em conta que a duração da bateria não será a mesma em um carro recém-comprado do que em um que já dura alguns anos circulando. De qualquer forma, é fundamental trocar a bateria do carro perante os primeiros sintomas de mau funcionamento, assim sempre protegerá sua segurança 100% na estrada.

Como saber se devo trocar a bateria do carro

A seguir, detalhamos para você os principais sinais de fadiga da bateria do carro, os quais indicariam que esta deve ser substituída por uma nova. Tome nota!

  • Normalmente, se a bateria começar a falhar, acende-se uma luz no painel de controle que nos alerta de seu mau funcionamento.
  • O principal sintoma de que a bateria do carro acabou de vez é a impossibilidade de iniciar o carro, ou a pouca energia que este terá para funcionar.
  • Falhas em alguns sistemas elétricos do carro como, por exemplo: as luzes, o aquecedor, o ar condicionado, o sistema de injeção de combustível, etc., podem indicar também um desgaste da bateria.
  • Além disso, a perda de luminosidade nas luzes externas do veículo também pode ocorrer devido a um possível problema com a bateria.

Se detectar qualquer uma das anomalias anteriores, será fundamental que revise o estado da bateria de seu veículo e a substituir por uma nova se necessário. Especialmente, aconselhamos você a fazê-lo sempre que for realizar uma viagem longa de carro para prevenir situações incômodas ou de perigo na estrada.

Como trocar a bateria do carro

Agora que já sabe quando é conveniente trocar a bateria do carro, tenha em conta que será bem mais cômodo e seguro que esta ação seja realizada por um mecânico profissional. No entanto, se você tem noções de mecânica, também pode fazer a substituição da bateria velha por uma nova você mesmo. Para realizar a operação com sucesso, aconselhamos você a consultar o artigo sobre Como trocar a bateria de meu carro e seguir todos os passos à risca.

E, ao finalizar, não se esqueça que as baterias dos carros são excessivamente poluentes e que será fundamental depositar a bateria velha em um posto de limpeza e reciclagem de sua localidade ou cidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência devo trocar a bateria do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Com que frequência devo trocar a bateria do carro

1 comentário
A sua avaliação:
Francisco
Gostei do artigo.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisco! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)

Voltar ao topo da página