Como calcular o consumo de gasolina do meu carro

Como calcular o consumo de gasolina do meu carro
Imagem: cedecpymes.org

O consumo de combustível é um dos aspectos que mais nos preocupam, a nós motoristas. Acontece que, se quisermos dirigir de forma econômica para poupar um pouco de dinheiro nestes tempos de crise, precisamos saber qual é nosso consumo médio de gasolina. Mas, você sabe como se calcula o consumo médio de combustível? Se você desconhece completamente o método a seguir e quer saber como calcular o consumo de gasolina do seu carro, neste artigo de umComo dizemos-lhe como fazê-lo.

Passos a seguir:
1

Para ter um controle sobre o que você gasta de combustível e melhorar sua eficiência, é necessário um método fácil e rápido para calculá-lo. Desta maneira, você vai saber seu consumo médio e poderá tentar economizar um pouco em gasolina. Independentemente de se seu carro é a diesel ou a gasolina, o método de cálculo é o mesmo para ambos.

Imagem: taringa.net
2

O primeiro a fazer é encher o tanque do seu carro de combustível e colocar o contador de km em 0. Para isso, observe o painel de comandos. Geralmente o hodômetro encontra-se ao lado do indicador de velocidade. Você verá que aparecem dois números, o de cima é o número de quilômetros totais percorridos pelo seu carro, e o de baixo é o que você deve mudar e zerar. Em geral, embaixo deste número encontra-se um botão que você deverá pressionar para fazê-lo. Depois, anote o número de litros totais que você colocou ao encher o tanque.

Imagem: forocoches.com
3

Esgote o combustível do seu carro até deixá-lo na reserva. Quando chegar neste ponto, para poder calcular o consumo de gasolina de seu carro, anote o número de quilômetros percorridos. Assim você terá a distância percorrida com um tanque cheio.

Imagem: autocasino.com
4

Agora você já tem tudo de que precisa para calcular o consumo de combustível do seu carro, a única coisa que você precisa fazer é dividir o número de km pelos litros totais. Assim, se seu carro tem uma capacidade de 40 litros e percorreu uma distância de 300 km, divida 300 por 40. O resultado da divisão é 7,5 km/l. O resultado será o consumo médio de gasolina do seu carro. Veja também o nosso artigo sobre a regra de três simples.

5

Se seu carro só contabiliza os quilômetros totais percorridos desde o primeiro dia de vida do veículo, e não tem a possibilidade de zerar o contador, há outra forma para calcular o consumo. Encha o tanque, anote o número de litros e o número de km percorridos até o momento.

6

Quando tiver esgotado todo o combustível, volte a anotar o número de km percorridos. Agora, para saber a distância exata que fez com esse tanque, diminua os dois números. Deste modo, se quando abasteceu o contador de km marcava 70.000 e quando esgotou o tanque 70.300, subtraia os número e obterá que foram 300 os quilômetros percorridos. Agora, faça a divisão do passo 4 e terá o consumo médio de gasolina do seu carro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o consumo de gasolina do meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.