Como carregar o ar acondicionado do carro

Como carregar o ar acondicionado do carro
Imagem: electrodieselbahia.es

Para carregar o no ar acondicionado do carro precisamos de uma série de aparelhos que podemos alugar ou comprar. Trata-se de uma operação relativamente complicada, mas que nós mesmos podemos fazer se não quisermos deixar nosso carro na oficina e desembolsar uma quantidade de dinheiro que com certeza poderemos investir em outra coisa. Em umComo.com.br explicamos-lhe como carregar o ar acondicionado do carro.

Vai precisar de:
  • Kit de recarga
  • Refrigerante
  • Óculos de proteção para os olhos
  • Luvas
Passos a seguir:
1

Partimos da ideia de que você já detectou que o sistema do ar acondicionado do seu carro está descarregado. O primeiro a fazer é colocar óculos de proteção para os olhos e umas luvas para as mãos.

2

Antes de proceder à introdução do refrigerante, temos que verificar que as bobinas de condensação não contenham restos. Além disso, em algum lugar do compartimento do motor, haverá um autocolante em que o fabricante nos indica a quantidade de óleo e o tipo de refrigerante necessário.

3

Conectamos o kit de recarga aos dois portos do sistema, de alta e baixa pressão (este último é o mais grosso) e esvaziamos de ar o sistema, inclusive a mangueira de carga, para que o processo seja eficaz. Conectamos a garrafa do refrigerante à mangueira de carga e abrimos a válvula de baixa pressão, que é a que servirá para carregar o sistema.

4

Ao estar o sistema em vácuo, começará a sugar o refrigerante. Quando acabar de fazê-lo, ligamos o carro e o ar acondicionado, para que o gás da garrafa continue passando para o sistema.

5

Verificando os níveis de pressão alta e baixa e comparando-os com os indicados pelo fabricante, saberemos se a garrafa do refrigerante já foi esvaziada. Se for o caso, tiramos a primeira garrafa, purgamos a mangueira de carga e colocamos a nova garrafa para terminar o processo.

6

Retiramos o kit de carga, fechamos a tampa do motor e verificamos se o ar acondicionado funciona corretamente.

7

Com o passar do tempo, o ar condicionado do carro pode começar a deitar um cheiro ruim, que se deve aos micro-organismos que se acumulam com o tempo no interior dos tubos que constituem o sistema. Por isso, em umComo explicamos-lhe como remover o cheiro ruim do ar condicionado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como carregar o ar acondicionado do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Se não tiver os conhecimentos necessários, é preferível ir a uma oficina para evitar acidentes ou danos no sistema.