Como comprar um carro de segunda mão

Como comprar um carro de segunda mão

Em uma situação tão complicada como a atual, qualquer despesa extra de dinheiro pode causar muita dor de cabeça. Perante a instabilidade econômica e de trabalho que existe nos dias de hoje, tendemos a centrar todos os nossos esforços em poupar o máximo possível para contar com uma poupança segura, caso as coisas se compliquem. Daí que a decisão de comprar um novo carro de segunda mão pode ser mais difícil do que nunca.

Quando comprar um carro de segunda mão

Bem é verdade que se você não tem especial urgência em conseguir um carro novo, talvez possa esperar um pouco para estar mais seguro a respeito de sua decisão. Porém, se a aquisição é um imperativo porque seu antigo carro sofreu algum tipo de avaria e já não pode usá-lo, você precisa tomar uma decisão o quanto antes.

Apesar de que a compra de um carro supõe efetivamente um grande desembolso econômico, às vezes não podemos prescindir dela. Sim, um automóvel desvaloriza no mesmo momento em que começa a rodar, mas também é um mal necessário que não podemos prescindir em muitos casos.

Comprar um carro novo ou com preço de ocasião

A questão é decidir se está consciente de que a compra de um carro é obrigatória para você e se este será um carro novo ou de segunda mão. É claro que um carro novo recém-saído de fábrica tem suas vantagens. Em primeiro lugar, a garantia que as concessionárias geralmente oferecem, de aproximadamente dois anos, é para muitos uma razão de peso para sentir tranquilidade, porém não se esqueça que esta garantia também inclui algumas exceções. Também, é possível ter o veículo que realmente deseja. Isto é, pode configurar o carro de acordo com suas preferências e equipá-lo com todas as funções e características que lhe interessam. Sem dúvida alguma, que isto inclui uma grande vantagem para os mais exigentes, mas também é verdade que o investimento econômico é muito maior. Se considerarmos que, como se mencionou anteriormente, o carro perde valor assim que começa a rodar, a desvalorização de um carro com tantas prestações pode ser muito notável.

Esta perda de valor é, na realidade, o que converte o carro com preço de ocasião em uma opção bastante interessante. Embora um automóvel com preço de ocasião possa ter a priori mais riscos, a verdade é que estes são mínimos se levarmos em conta a garantia que também tem este tipo de veículo. Por exemplo, há alguns anos era óbvio que a pintura e outros componentes dos carros estragavam-se com facilidade dentro de dois ou três anos. Porém, atualmente já não é assim, pois as diferenças de qualidade entre um carro novo ou de ocasião não significam diferenças tão amplas, mas mínimas.

Características a serem analisadas do carro de segunda mão

A seguir, mostramos uma lista de aspectos importantes que você deve analisar antes de comprar um carro de segunda mão:

  • Rodas: Rachas ou fendas, desgaste excessivo ou irregular, flancos deformados, profundidade do desenho, data de fabricação.
  • Freios: Pressão do pedal de freio, afundamento do pedal do freio, freada.
  • Motor: Marcha lenta, paragens, ruídos anormais do motor do carro de segunda mão.
  • Amortecedores: desnível excessivo do carro, ruídos e balanço excessivo.
  • Perda de líquidos: sistema de freios, motor, ar acondicionado.

Detectar a antiguidade de um carro: números e papéis

Alguns detalhes não tão importantes podem fornecer algumas informações sobre a idade real do carro de segunda mão ou em promoção. O código DOT das rodas começou a ser de quatro números a partir de 2000: os dois primeiros indicam a semana e os números restantes, o ano de produção. Se você vê um número de três, já sabe que o pneu tem mais de 12 anos de vida. Também, há outras peças que incorporam um selo com informação adicional. Uma verificação que nunca deveria passar por alto é a de dar uma olhada na coleção de selos do livro de manutenção do carro. O código DOT no flanco do pneu lhe permitirá averiguar sua data de fabricação. Neste caso, a capota é da semana 50 do ano 2004. O selos especiais de algumas peças permitem conhecer quando foram fabricadas.

Onde comprar um carro com preço de ocasião

Por outro lado, o leque de possibilidades em que as funções se referem é também bastante amplo. O equipamento, as classes de motor, as prestações e os serviços acrescentados... os carros com preços de ocasião já dispõem de tudo isso, então sempre terá à sua disposição uma faixa de opções bem mais extensa que no passado. Se deseja comprar um carro com preço de ocasião, pesquise o site de classificados de autos, já que poderá ver todas as ofertas em carros com preços de ocasião. Demonstrou-se que este tipo de serviços é um recurso muito útil e acessível para encontrar carros de ocasião com a máxima segurança e confiança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comprar um carro de segunda mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.