Como cuidar da bateria do meu carro 

Como cuidar da bateria do meu carro 
Imagem: clavei.es

Especialmente quem tem automóveis comprados na última década, pode passar pela desagradável situação de ter a bateria do carro descarregada ao tentar dar a partida no carro. Para evitar chegar a este extremo, em umComo.com.br, respondemos à pergunta de como cuidar da bateria do meu carro.

Passos a seguir:
1

Se possível, deveremos evitar expor nosso carro a temperaturas muito baixas, já que este é um fator determinante para a bateria descarregar completamente.

2

Na hipótese de ficarmos muito tempo sem movimentar o carro, devemos desligar a bateria. Caso contrário, há grandes probabilidades da bateria não funcionar quando tentarmos usar o carro de novo. Consulte o nosso artigo Como desligar a bateria do carro.

3

Se estivermos com o motor desligado, devemos evitar usar elementos que utilizam a bateria como fonte de energia: luzes, aparelhos musicais...

4

No caso de se tratar de um carro antigo, entre os cuidados da bateria, devemos controlar o nível de água destilada. Os mais modernos, no entanto, já não precisam deste tipo de manutenção.

5

O cuidado dos bornes da bateria também é importante. Para evitar que oxidem, podemos colocar vaselina ou um aerossol específico que pode ser encontrado em qualquer loja especializada. Dessa forma, é importante saber limpar os bornes da bateria do carro em caso de mau contato.

6

Devemos saber que são necessários pelo menos dez quilômetros de percurso para que a bateria se recupere completamente, de modo que nossos trajetos curtos devem ser combinados com percursos que superem esta distância.

7

Em algumas ocasiões, pode ser necessário carregar a bateria do carro e, no caso de acabar a sua vida útil, será imprescindível trocar a bateria do veículo. Consulte os nossos artigos para aprender a fazê-lo sozinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da bateria do meu carro , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.