Embreagem

Como cuidar da embreagem do carro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar da embreagem do carro
Imagem: zf.com

Na hora de usar a embreagem do carro, os condutores costumam ter muitas manias que acabam por encurtar a vida útil desta peça que sofre tanto desgaste pelo atrito, que está na essência de seu funcionamento. Se consegue mudar estes hábitos, poderá fazer com que a embreagem funcione corretamente durante mais tempo. Em umComo.com.br explicamos algumas normas sobre como cuidar da embreagem do carro.

Também lhe pode interessar: O que fazer se o carro não freia

Passos a seguir:

1

Quando estiver parado em um semáforo ou porque o tráfego está intenso, ponha sempre em ponto morto e solte a embreagem, colocando o pé no apoio de pés. Se o deixar em cima do pedal, ainda que esteja desembreado, exercerá sempre uma ligeira pressão que fará com que desgaste a embreagem. Também, você terá uma posição forçada que lhe pode causar problemas no pé.

2

Nos momentos em que tiver de pisar e soltar a embreagem, faça-o sempre suavemente, acompanhando com seu pé o percurso do princípio a fim.

3

Ao dar partida no carro, à medida que pisa no acelerador, vá soltando a embreagem de forma que seja um movimento perfeitamente sincronizado. Nunca pise no acelerador a fundo enquanto mantém pressionada a embreagem, a única coisa que conseguirá é fazer ruído com o motor.

4

Nos momentos de mudança de marcha, pise sempre na embreagem até ao fundo. Quando quiser aumentar a marcha rapidamente tenderá a fazer isso sem chegar o pé até ao final, um erro que fará com que a embreagem gaste antes.

5

Alguns condutores mantêm a embreagem pressionada nas marchas pendentes, quando deve ter o carro parado, como medida de segurança. É um erro, o que precisa ser feito nestes casos é pôr o carro em ponto morto, como sempre que o automóvel esteja em ignição e parado.

O que podemos fazer como medida adicional de segurança é, além de manter o freio pressionado, puxar o freio de mão.

6

Não faça a manobra da dupla embreagem, isto é, pisar no acelerador ao soltar a embreagem para que ao reduzir para uma marcha mais curta, a velocidade de rotação do motor se aproxime da que deveria ter na nova marcha.

Esta operação, que requer habilidade, é desnecessária na maioria dos carros na atualidade, já que levam marchas sincronizadas; mas é relativamente habitual nos caminhões de mudança manual.

7

Se seguir estes conselhos, poderá alongar a vida útil de sua embreagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da embreagem do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: zf.com
Como cuidar da embreagem do carro