Como cuidar da minha moto

Como cuidar da minha moto

A moto é dos meios de transportes mais práticos que existe, pois permite mover facilmente no tráfico nas cidades e para além disso os custos de manutenção também são menores que um carro. Mas requer atenções especiais para melhor preservação do veículo. Aqui em umComo.com.br vamos explicar os básicos para que fique a saber como cuidar da sua moto e fazer com que ela dure uns bons anos.

Passos a seguir:
1

Assim como acontece nos carros, as motos também requerem uma revisão anual completa feita por um especialista, por isso recomenda se levar a sua moto a um mecânico de confiança para verificar o motor, estado dos pneus e da carroçaria.

2

Um dos aspetos mais importantes no que diz respeito às motos é a mudança de óleo. O recomendado é verificar o óleo a cada 5000 ou 10.000 quilômetros percorridos, dependendo do modelo da moto. normalmente o utilizador deve fazer estar troca todos os anos na altura da revisão da sua moto. Caso a moto seja nova deve seguir as instruções do manual. Lembre se que no verão se consome mais óleo e que no inverno consome um pouco menos.

Imagem: www.kiomoto.com
3

A manutenção das pastilhas de travão da sua moto também é bastante importante, pois a nossa segurança depende do funcionamento correto das mesmas. recomenda se que faça uma revisão às pastilhas a cada 10.000 ou 15.000 quilômetros, dependendo dos trajetos que faz e da sua capacidade de condução. Se conduzir em cidades o mais pertinente é fazer uma revisão logo aos 10.000 km.

Quando as pastilhas do freio tiverem 2 milímetros ou menos é aconselhável fazer a substituição por umas novas.

Imagem: www.mototres.net
4

Estar atento aos pneus é uma parte fundamental nos cuidados que tem que ter com a sua moto. O recomendado é que sempre que sai de casa deve assegurar-se que os mesmo não mostrem sinais de desgaste, rachas, furos, rasgos ou outro tipo de alteração que possa vir a pôr a sua vida em risco durante a condução. Em caso de desgaste não deve esperar muito tempo para fazer a mudança de pneus.

Imagem: noticias.amv.es
5

Também é recomendado fazer uma limpeza ao filtro de ar a cada 10.000 km, isto para evitar entrada de sujidade no motor da sua moto. Se conduz numa zona com muita poeira ou sujidade, deve limpar o filtro de ar todos as semanas.

6

O liquido de refrigeração, encarrega se de proteger o motor da moto durante o calor do verão e as geadas do inverno e deve ser trocada a cada dois meses, independentemente do uso que dá à moto. Convém fazer a revisão antes da troca.

7

O óleo da suspensão ajuda que a nossa moto a amortecer de forma mais eficiente, prevenindo que sofra danos por colisões ou desníveis na estrada. Outro ponto bastante importante é a lubrificação de todos os componentes que estão em movimento enquanto circula.

Recomenda se verifique regularmente estas peças, inclusive durante a revisão anual feita pelo mecânico.

Imagem: www.freewebs.com
8

A corrente da nossa moto deve estar sempre tensa e oleada, no entanto estes componentes duram bastante tempo, podendo resistir a mais de 30.000 km sem haver necessidade de ser substituída. Na revisão anual pode verificar o estado da corrente e confirmar se é necessário trocá-la.

9

A bateria da moto normalmente tem a durabilidade de dois anos, após desse tempo é aconselhável substituir a peça com a aprovação do mecânico. Lembre se que durante o inverno é conveniente ser recarregada periodicamente para evitar que a geada a afete.

Entre os 6000 e 12.000 km deve realizar uma revisão às velas de ignição, acessório que normalmente dá poucos problemas nas motos.

10

Se tiver uma moto nova e segue as instruções do manual é bem provável que ela dure bastante tempo em boas condições. Não se esqueça de realizar revisões mecânicas anuais, conduzir com prudência e ir sempre ao mecânico caso repare em alguma anomalia ou ruídos na sua moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da minha moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.