Partilhar

Como cuidar de um motor a gasolina 

Como cuidar de um motor a gasolina 
Imagem: runrun.es

Cuidar de um motor a gasolina é simples se for constante, precavido e não pular nenhuma das tarefas de manutenção. Uma condução suave também é muito importante na hora de cuidar de um motor a gasolina e, assim, ajudar a prolongar a vida útil do automóvel. Também é fundamental que leia o manual da máquina já que o fabricante pode incluir conselhos específicos para seu veículo. Em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, como manter um motor a gasolina em perfeito estado.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do motor do meu carro
Passos a seguir:
1

Na hora de aprender a cuidar de um motor a gasolina existe uma questão que é fundamental: a manutenção das válvulas de escapamento e das válvulas de admissão. É preciso limpá-las para que possam realizar seu trabalho de forma correta. O trabalho destas peças é muito importante, já que enquanto a de admissão se ocupa que o ar e o combustível entrem na câmera de combustão, a de escapamento é a responsável por expulsar os gases gerados no cilindro do motor.

2

A manutenção das velas também é importante ao cuidar um motor a gasolina. Se não derem problemas, a cada 30.000 ou 60.000 quilômetros devem ser revisadas, mas o mais indicado é que consulte o manual do seu carro e siga os conselhos que lhe indicam. Não é uma operação muito difícil e você mesmo pode fazê-la. Neste artigo explicamos como trocar as velas do carro.

3

Também é importante prestar atenção de forma periódica aos níveis de determinados líquidos que são importantes para cuidar do motor a gasolina e inclusive para sua própria segurança. São os líquidos de embreagem e freios, de direção e de refrigerante.

4

O controle dos níveis de óleo e sua troca quando necessário é outra das tarefas importantes no cuidado de um motor a gasolina. A função do óleo é lubrificar as peças móveis do motor de forma que não se estraguem com o atrito. Entre neste link para saber tudo o que precisa sobre como mudar o óleo do carro.

5

A limpeza externa do motor também é uma tarefa de manutenção que não deve ser descuidada. Ao circular (principalmente por zonas rurais) muitas partículas podem se incrustar no motor. Isto provoca que o calor não possa ser dissipado da forma adequada e que o funcionamento do motor não seja ótimo. Neste artigo explicamos em detalhes como limpar o motor do carro.

6

Ter uma condução eficiente tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia e, em consequência, ajudar na conservação do meio ambiente. Além disso, o fato desta forma de dirigir seu veículo ter por base não dirigir de forma brusca, também é ideal para cuidar do seu motor a gasolina. Portanto, considere todos os benefícios de dirigir de forma eficiente e coloque mãos à obra!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um motor a gasolina , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um motor a gasolina 

Como cuidar de um motor a gasolina 
Imagem: runrun.es
Como cuidar de um motor a gasolina 

Voltar ao topo da página