Partilhar

Como cuidar de um motor turbo

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um motor turbo
Imagem: naikontuning.com

Um motor turbo, a maioria dos que existem atualmente no parque automóvel, se receber os cuidados que requer, tem a mesma esperança de vida que um atmosférico. No entanto, se não o tratarmos de forma adequada, estraga-se antes do tempo, e além disso, faz com que tenhamos uma despesa considerável. Tendo em conta que a chave está no óleo que lubrifica as partes mecânicas, em umComo.com.br explicamos-lhe como cuidar de um motor turbo.

Também lhe pode interessar: Carros mais econômicos do Brasil
Passos a seguir:
1

Quando vamos para ligar o carro, devemos esperar um minuto antes de arrancar, para que o óleo chegue a todas as partes mecânicas do nosso motor turbo antes que a máquina se ponha em andamento. Assim, evitaremos algumas fricções em seco. No caso de o carro estar sob mau tempo e o clima seja muito frio, devemos deixar passar entre três a cinco minutos antes de o carro começar a andar.

2

Relativamente a esta primeira indicação, outro cuidado do motor turbo é que devemos ligar e dar partida no carro com o pé sobre a embraiagem e sem tocar no acelerador. O objetivo é o mesmo, que o óleo chegue a todos os recantos do nosso motor turbo, de forma a ficar lubrificado, antes de começar a trabalhar.

3

Uma vez em marcha, também podemos tentar que o motor turbo não trabalhe a fundo até ter aquecido o suficiente, ou seja, depois de uns vinte minutos de caminho. Assim sendo, até esse momento, devemos esquecer as aceleradelas. De qualquer modo, e por motivos ecológicos deve aprofundar os seus conhecimentos sobre uma condução eficiente e pô-la em prática de modo a reduzir e evitar uma condução agressiva.

4

E antes de sair do carro, ao parar a marcha, também deveremos deixar o motor ligado dois minutos. A razão disto está novamente no óleo. Se desligarmos o carro logo depois de parar, o óleo é carbonizado e ficam mais restos nas diversas partes do nosso motor turbo. Assim sendo, uma vez mais, deve dar tempo ao óleo, desta vez para que o mesmo esfrie.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um motor turbo, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um motor turbo

Como cuidar de um motor turbo
Imagem: naikontuning.com
Como cuidar de um motor turbo

Voltar ao topo da página