Partilhar

Como cuidar do carro no verão

Por Sara Viega. Atualizado: 6 fevereiro 2017
Como cuidar do carro no verão

Da mesma forma que preparamos o carro para o inverno, com a chegada do verão e das altas temperaturas também é necessário deixá-lo bem preparado. Além disso, durante esta época do ano aumentam os deslocamentos e as viagens de carro, sendo imprescindível revisar o carro antes de fazer uma viagem longa. Fazer a manutenção adequada do seu veículo livrará você de um imprevisto, assim como do gasto de uma importante quantidade de dinheiro que poderia ocorrer por causa de um defeito inesperado. Neste artigo de umComo explicamos a você, com detalhes, como cuidar do carro no verão.

Também lhe pode interessar: Como preparar o carro para viajar
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que é necessário fazer revisões periódicas no nosso veículo para prevenir possíveis defeitos e problemas em qualquer parte do automóvel. Para isso, consulte o manual ou sua oficina mecânica para que recomendem a você a cada quantos quilômetros ou a cada quanto tempo você deve fazer uma revisão. Contamos neste outro artigo como fazer uma revisão básica do carro.

2

Ao chegar a época do verão e das altas temperaturas, será imprescindível revisar os sistemas de refrigeração do veículo para evitar que esquente mais causando graves problemas.

3

Além disso, também será necessário preparar o ar condicionado ou sistema de climatização, para poder enfrentar o calor durante as viagens. Para isso, dirija-se à oficina mecânica para comprovar se é necessário recarregar o gás refrigerante, que é o responsável por esfriar o veículo através de um circuito de compressão. Caso não funcione, sugerimos consultar Por que o ar condicionado do carro não esfria onde encontrará algumas possíveis causas.

4

Os pneus também são elementos aos quais deve prestar mais atenção. Para isso, comprove que a pressão é a correta (deverá verificar sempre com o carro parado e frio), além de revisar que o desgaste não seja excessivo. Você pode ver aqui como fazer a manutenção dos pneus.

5

Também deverá abrir o capô do carro para verificar todos os líquidos: níveis de óleo, líquido de freio, água do limpador de para-brisa... É que eles podem chegar a evaporar devido ao calor do verão, por isso é necessário que você garanta que estão nos níveis apropriados. Descubra mais informação nos nossos artigos:

6

Na hora de estacionar o veículo, é recomendável que estacione na sombra (na medida do possível, já que muitas vezes é impossível escolher estacionamento). Desta forma, evita-se que o carro esteja muito quente quando voltar a ligar o motor e também ajuda a que a tinta e o chassi não se deteriorem tanto pelo sol.

7

Da mesma forma, durante o verão recomenda-se o uso de tapa sol, que permite diminuir os efeitos dos raios solares. Esta pequena ação é eficiente para reduzir a temperatura interior do veículo, além de evitar se queimar com o volante ao voltar a dirigir.

8

Durante o verão, aumentam as viagens de carro, assim como as viagens longas por causa das férias. É por isso que recomendamos preparar o carro antes de viajar e evitar assim imprevistos e desgostos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do carro no verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Realizar uma manutenção adequada do seu veículo significa economizar muitos problemas.

Escrever comentário sobre Como cuidar do carro no verão

Como cuidar do carro no verão
Como cuidar do carro no verão

Voltar ao topo da página