Partilhar

Como cuidar dos pneus do carro

Como cuidar dos pneus do carro

Manter os pneus do nosso carro em boas condições é um fator fundamental quando falamos de segurança em ruas e estradas, sobretudo se tivermos em conta que são o único contato do carro com a estrada. Um pneu com a pressão inadequada, com um diferente nível de desgaste, careca, com bolhas ou que tem à mostra a malha de aço que se encontra em seu interior poderia causar uma tragédia. Neste artigo de umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para saber como cuidar dos pneus do carro.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos bancos de couro do carro
Passos a seguir:
1

Os pneus cumprem mais funções do que imaginamos no mecanismo sincronizado do nosso carro. Quando usamos os freios, os pneus colaboram para parar ou diminuir a velocidade do veículo. Também atuam para virar ou mudar de direção e inclusive suportam o peso do veículo. Além disso, absorvem moderadamente as imperfeições do solo por onde transitam, como buracos, pedras, desníveis, etc.

2

A vida útil dos pneus depende em parte da forma de dirigir. A primeira forma de cuidar dos nossos pneus é circular na velocidade regulamentar evitando travagens fortes e reduzindo a marcha antes de entrar em curvas.

3

A pressão dos pneus deverá ser a indicada no manual de manutenção de cada veículo ou a indicada pelos fabricantes do pneu. Tão prejudicial é encher demais os pneus quanto encher de menos. Portanto, deve-se verificar periodicamente a pressão. Certifique-se que verifique a pressão dos pneus, com eles frios.

4

Também será necessário verificar seu envelhecimento ou deterioração a partir de possíveis rachaduras dos flancos. A borracha endurece com o passar do tempo e suas propriedades originais, como a elasticidade e a aderência, deterioram-se. Sua deterioração pode ser acelerada por produtos químicos como solventes, combustíveis, óleos, etc. e, sobretudo, pelos raios ultravioletas.

5

Outra recomendação que nos ajudará a conservar nossos pneus é manter o veículo bem alinhado. Um alinhamento ruim diminui o rendimento dos pneus e provoca um desgaste irregular nos mesmos.

6

Um detalhe que podemos ter em conta é que muitos fabricantes oferecem pneus catalogados de inverno e pneus catalogados de verão ou para toda a temporada. O ideal seria ter um jogo de cada tipo.

7

Para fazer um desgaste regular dos pneus pode ser feito neles uma rodagem a cada 3-6 meses. Isto significa colocar os traseiros na parte dianteira e os dianteiros na parte traseira, mas sem os trocar de lado. Isto é, os que estavam à esquerda permanecerão à esquerda e os que estavam à direita continuarão aí.

8

É necessário fazer uma manutenção constante e diária dos nossos pneus, garantindo assim que estejam em perfeito estado e nos deem total segurança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos pneus do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como cuidar dos pneus do carro

2 comentários
Sara Viega
Olá Manoel, se tiver mais alguma dúvida sobre o seu carro fique à vontade para perguntar :)
manoel quaresma
bom dia. eu sou marinheiro de primeira viagem ,como muito esforço conseguir comprar um carro , e gostei de sua dicas . obrigado

Como cuidar dos pneus do carro
Como cuidar dos pneus do carro

Voltar ao topo da página