Como dar partida em uma moto sem bateria 

Como dar partida em uma moto sem bateria 

Dar partida em uma moto sem bateria quando se descarrega esta peça, como acontece com um carro, não é a melhor alternativa e deve recorrer a ela apenas em caso de emergência. O motivo é que dirigir uma moto quando a bateria descarregou pode chegar a provocar danos no sistema mecânico. O melhor é que carregue você mesmo a bateria da moto ou que um reboque leve sua máquina até à oficina. Em todo caso, em umComo.com.br explicamos como dar partida em uma moto sem bateria.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você tem que fazer para dar partida em uma moto sem bateria é ligar a ignição, para que quando o motor começar a roda tudo esteja preparado para circular com relativa normalidade. Fique de pé de um lado da moto, de forma a que possa ter acesso aos comandos.

2

A seguir, coloque a terça ou quarta marcha e leve a moto ligeiramente para a frente, sem forçar, até que não possa avançar mais. O objetivo deste primeiro pequeno impulso na hora de dar partida na moto sem bateria é meramente mecânico. O que você quer é conseguir que um cilindro esteja bem perto do ponto morto e que, assim, ao dar o empurrão forte, seja mais simples que o motor dê partida.

3

Após dar este primeiro impulso para dar partida na moto sem bateria, o que deve fazer é acionar a embreagem e empurrar a moto ao máximo, fazendo uso de toda a sua força e sua destreza. Assim, quando ouvir que o motor deu partida, deve saltar sobre a moto ao mesmo tempo em que solta a embreagem, para poder conduzi-la com normalidade.

4

Como pode imaginar, a operação é um pouco perigosa já que você correrá junto com a moto. Não deve esperar que pegue muita velocidade para saltar sobre a máquina, já que corre o risco de cair você sobre o asfalto e se machucar com queimaduras.

5

Como dissemos, esta operação de dar partida em uma moto sem bateria não é muito recomendável e deve ser sempre o último recurso no caso da máquina descarregar.

6

Faça uma boa manutenção da bateria de sua moto para evitar uma situação como a descrita neste artigo. Entre neste onde oferecemos alguns conselhos sobre como cuidar de sua moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar partida em uma moto sem bateria , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.