Como diminuir a ansiedade ao dirigir

Como diminuir a ansiedade ao dirigir
Imagem: cadenaser.com

Enquanto algumas pessoas se sentem relaxadas ao dirigir, para outras -e não poucas- o mero fato de pensar em se sentarem ao volante de um veículo provoca uma inquietude, uma ansiedade difícil de controlar na hora de realizar uma ação muitas vezes inevitável. Em umComo.com.br oferecemos a você uma série de conselhos sobre como diminuir a ansiedade ao dirigir.

Começar sozinhos

Embora estarmos acompanhados possa oferecer segurança, é conveniente dirigir sozinhos, sem nenhum passageiro, para que possamos nos concentrar completamente na atividade que estamos fazendo. Muitas vezes, a ansiedade que sentimos é transmitida ao copiloto, que acaba nos lançando advertências sobre nossa forma de dirigir que, ao mesmo tempo, geram ainda mais insegurança. Nós sozinhos é que devemos enfrentar esta atividade que tanto medo gera em nós.

Ir por caminhos pouco transitados

Uma das grandes dificuldades de dirigir é a circulação ao lado de outros veículos e pedestres, enfim, submetidos ao fluxo da circulação. Por isso, é importante que no começo, até conseguirmos diminuir nossa ansiedade, façamos caminhos pouco transitados até ganhar mais confiança e segurança para responder perante as surpresas da circulação em uma cidade.

Nós controlamos a máquina

Quando nos sentamos ao volante de um veículo, temos de ter plena consciência de que nós controlamos a máquina, de que temos o poder sobre ela. Um pleno conhecimento de como funciona um carro, inclusive questões mecânicas, ajuda a acalmar nossa ansiedade já que nos sentimos com mais capacidade de responder perante um possível problema.

Desligar celulares, GPS e rádio

Para evitar que qualquer coisa nos distraia ao dirigir, é recomendável desligar o celular, o rádio, o GPS e qualquer outro aparelho eletrônico que possa chamar nossa atenção se começar a tocar. Este é um conselho para diminuir a ansiedade, mas também devemos considerar as normas de circulação quanto ao uso destes dispositivos.

Cursos

Caso a ansiedade seja demais para você e não possa encontrar uma resposta ao problema na hora de dirigir, existem vários cursos que oferecem uma ajuda profissional e especializada para conseguir relaxar na hora de se sentar à frente de um veículo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir a ansiedade ao dirigir, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.