Como dirigir à noite

Como dirigir à noite

Se ao dirigir um veículo devemos colocar todos os nossos sentidos no que fazemos, de noite a atenção deve ser ainda maior. Por mais iluminada que esteja a via ou por mais potentes que sejam nossos faróis, a visibilidade será sempre mais reduzida do que de dia e, com isso, nossa capacidade de reação perante um imprevisto será menor. Em umComo.com.br oferecemos para você uma série de conselhos sobre como dirigir à noite.

Passos a seguir:
1

Se usarmos óculos, não nos devemos esquecer deles. Ainda que não seja obrigatório levar outro par de óculos de reserva, é recomendável levá-los caso os óculos habituais sofram algum percalço.

2

Antes de começar a dirigir, devemos verificar que tanto os faróis dianteiros como os traseiros estejam funcionando corretamente; tanto na posição alta como na baixa.

3

Se circularmos por uma via urbana bem iluminada, será suficiente usar as luzes baixas e, deveremos apenas usar as altas para avisar de alguma circunstância para outro motorista ou pedestre; evitando usar a buzina à noite.

4

Caso circulemos pela estrada, poderemos usar as luzes altas para uma melhor visibilidade. No entanto, deveremos evitá-las quando circulamos atrás de outro veículo, para evitar ofuscá-lo, e também caso venha um carro em direção contrária. Nestes casos, só usaremos as luzes altas para lhes dar qualquer aviso.

5

Considere que a menor visibilidade noturna nos fará ter menor capacidade de reação, algo que deveremos compensar circulando com menor velocidade.

6

Se formos fazer longas distâncias à noite, recomenda-se ligar o rádio do carro para evitar ficarmos sonolentos e parar ao primeiro sinal de sonolência.

7

Teremos de ser rigorosos com os tempos de descanso, de modo que tente fazer paragens a cada duas horas durante um tempo aproximado de dez minutos antes de retomar a direção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dirigir à noite, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.