Partilhar

Como dirigir com segurança na chuva

Como dirigir com segurança na chuva

No inverno o motorista tem de redobrar os cuidados na estrada. Com a chuva, chega também o perigo e é necessário tomar alguns cuidados quando a pista está começando a ficar molhada. A chuva condiciona a visão de quem dirige, cria reflexos no vidro e diminui a aderência dos pneus. Em tempos de chuva, deve tomar atenção redobrada se for dirigir. É fundamental que o carro esteja funcionando corretamente, por isso deve checá-lo antes de pegar a estrada. O ideal é evitar vias inundadas, mas caso não consiga sabe os cuidados que tem de ter? Aprenda como dirigir com segurança na chuva com umComo.

Também lhe pode interessar: Como diminuir a ansiedade ao dirigir

Cuidados com o carro

Antes de pegar a estrada é fundamental que cheque antecipadamente as condições do seu veículo.

  • Pneus: Em dias de chuva, os pneus sofrem uma perda natural de tração. Se estiverem excessivamente desgastados isso comprometerá a dirigibilidade, aumentando o risco do carro derrapar.
  • Limpadores de para-brisa: É fundamental que os limpadores estejam em bom funcionamento pois eles garantem a limpeza dos vidros, que aumenta em grande escala a visibilidade da via.
  • Farol baixo: Deve estar sempre acesso, mesmo em plena luz do dia. O veículo vai ficar mais visível, o que é fundamental para evitar colisões.
  • Freios: A chuva reduz o poder de frenagem. Tenha atenção aos freios do seu carro.
Como dirigir com segurança na chuva - Cuidados com o carro

Travessia de pedestres

Quando chove dirija com especial atenção e a uma velocidade moderada. Preste mais cuidado em locais onde há sinais de possível travessia de peões. Sob a chuva as pessoas correm e prestam menos atenção à estrada, atravessando avenidas e ruas com menos cuidados que o habitual.

Como dirigir com segurança na chuva - Travessia de pedestres

Distância de segurança e Ultrapassagens

Em qualquer momento é importante que mantenha uma distância entre os veículos que também vão em movimento. Mas sob a chuva essa distância deve aumentar e ser mais cuidada. Caso necessite de frenar deve ter distância suficiente do carro que segue na sua frente, de modo a frenar sem criar grande perigo para ambos. A distância do carro da frente também é importante quando você apanha uma aquaplanagem. Neste fenômeno o veículo reduz, ou chega mesmo a perder, o contato com a via. Nestas situações nada pode fazer se não dirigir em linha reta e esperar para sair da aquaplanagem. Por isso é importante que vá com distância em relação aos outros veículos.

A ultrapassagem é uma manobra perigosa e exige sempre imensa atenção. Em dias de chuva deve evitar ultrapassagens e apenas deve realizá-las se for mesmo necessário e se tiver condições de segurança.

Como dirigir com segurança na chuva - Distância de segurança e Ultrapassagens

Visibilidade

A visibilidade é fundamental para uma condução segura. Em dias de chuva conduza devagar e preste ainda mais atenção. Nestas alturas evite conduzir cansado ou com qualquer outro sintoma que reduza os seus sentidos e consequentemente a sua visibilidade e atenção. Em casos de chuva extrema, encoste fora da via e aguarde que a chuva diminua. Não se esqueça de ligar as luzes e de utilizar os piscas, é fundamental para se manter visível para os outros automobilistas. É importante que mantenha os vidros limpos e desembaciados para conseguir ver melhor a via e quem lá circula. Se não tiver ar condicionado abra um pouco os vidros para o ar circular. No nosso artigo pode ver algumas dicas para saber como desembaçar os vidros do carro.

Como dirigir com segurança na chuva - Visibilidade

Velocidade

Deve dirigir a uma velocidade inferior ao limite estabelecido para a rodovia. O risco de ficar preso numa aquaplanagem aumenta com a velocidade, por isso tome atenção. Em dias de chuva deve sempre circular a uma velocidade baixa, assim em caso de derrapagem o tempo de reação será maior, de maneira a endireitar o carro.

Como dirigir com segurança na chuva - Velocidade

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dirigir com segurança na chuva, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como dirigir com segurança na chuva

Como dirigir com segurança na chuva
1 de 6
Como dirigir com segurança na chuva

Voltar ao topo da página