Partilhar

Como dirigir de forma segura

Por Sara Viega. Atualizado: 4 junho 2019
Como dirigir de forma segura

Dirigir não é um jogo, mas sim um ato que requer atenção e responsabilidade, além de habilidade. São muitos os fatores que intervêm na condução, por isso devemos prestar sempre atenção total à estrada e dirigir de forma responsável. Será necessário respeitar as normas de circulação e tomar precauções para a segurança dos passageiros. Neste artigo de umComo.com.br explicamos com detalhe como dirigir de forma segura.

Também lhe pode interessar: Como aprender a dirigir um automóvel
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, um fator bastante importante na hora de dirigir de forma segura é o veículo. Devemos ter certeza de que tudo funciona corretamente: freios, luzes, etc.

2

Outro fator essencial na condução segura é o uso dos mecanismos de segurança, por isso é indispensável colocar o cinto de segurança em qualquer trajeto. Fazer um trajeto curto ou pela cidade não dispensa seu uso, devemos sempre colocá-lo antes de ligar o carro; você pode ver aqui qual é a importância de usar o cinto de segurança.

3

Além disso, também é indispensável o uso de cadeirinhas de segurança para as crianças. Estas devem ser adequadas ao peso e altura, não à idade, e devemos substituí-las à medida que vão crescendo. Você encontrará mais detalhes no nosso artigo como escolher a cadeirinha de criança para o carro.

4

Ao iniciar viagens longas é muito importante dirigir descansado, depois de dormir as horas necessárias e nunca exaustos. Da mesma forma, devemos parar uma vez a cada 2 horas aproximadamente, para descansar e repor forças. A fadiga ao volante é um dos piores inimigos da condução segura, por isso devemos preveni-la, e se necessário parar e não retomar o caminho até se sentir mais alerta.

5

Outro fato que deve ter presente para dirigir de forma segura são as mudanças meteorológicas e seus efeitos adversos. É por isso que deve consultar a previsão meteorológica, assim como aumentar a precaução e tomar as medidas de segurança necessárias. Dependendo do lugar onde mora poderá encontrar chuvas intensas, ou pior ainda, neve inesperada.

6

Sejam quais forem as condições, preste sempre atenção à estrada e não se distraia. Não realize outras atividades enquanto estiver dirigindo, como falar ao telefone, por exemplo. Coloque todos os sentidos à disposição da condução para que ela seja totalmente segura.

7

Respeite as normas e sinais de circulação em todo momento; você não deve infringir a lei sob nenhuma circunstância. Não exceda os limites de velocidade permitidos, já que além de colocar em risco sua vida e a do resto de motoristas, pode significar uma perda de pontos da sua carta.

8

Outra premissa que não deve esquecer é: se beber, não dirija. Apesar de ser um ato de responsabilidade e bom senso (além de ser assunto de muitas campanhas) muitas pessoas ainda não são conscientes do perigo que supõe dirigir sob os efeitos do álcool. Não brinque com isso!

9

Além disso, possuir bons hábitos de condução fará o veículo durar mais, garantindo a segurança ao dirigir. Existem determinados erros que muitas pessoas cometem quando dirigem, sem sequer saber que estão fazendo errado, como manter a embreagem pisada quando o carro está parado. É por isso que devemos corrigir e adquirir boas práticas para dirigir direito. Você pode ver aqui quais são os erros de condução mais comuns para tratar de corrigi-los.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dirigir de forma segura, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos
  • Respeite e seja responsável ao volante.

Escrever comentário sobre Como dirigir de forma segura

Como dirigir de forma segura
Como dirigir de forma segura

Voltar ao topo da página