Como dirigir em uma rotatória

Como dirigir em uma rotatória

Certamente, você já deve ter tido dúvidas sobre a forma de circular por uma rotatória. Este é um problema de circulação muito comum e que provoca muitos acidentes. Vamos acabar com o problema deixando as regras bem claras para que a partir deste momento, você não tenha mais dúvidas. Em umComo.com.br, contamos como dirigir em uma rotatória.

Passos a seguir:
1

São muitos os motoristas que não sabem como dirigir em uma rotatória, ou simplesmente se esqueceram. É um desconhecimento contra o qual devemos lutar, porque diariamente falhamos nas normas e colocamos em risco a circulação nas rotatórias. Seja prudente e precavido, porque este problema provoca muitos acidentes de trânsito.

2

Há muitos tipos de rotatórias, mas independente do seu desenho, o motorista deve sempre ter em conta o mesmo critério. Lembre-se de que devemos ceder a passagem para os carros que estão circulando dentro da rotatória, e escolher a faixa mais adequada, em função da saída que deseja tomar. Esse princípio que parece tão evidente, se viola constantemente. Uma vez dentro da rotatória, sempre terá preferência o veículo que ocupe a faixa de fora da mesma. Para sair da rotatória, é necessário colocar-se na faixa externa e, se não for possível, girar e colocar-se nessa posição.

3

Como você pode comprovar, a teoria é muito clara, e ainda que seja bastante evidente e lógico muitos motoristas não respeitam essa regra de circulação, seja por confusão ou por esquecimento, acabamos por não cumprir pelo menos uma das etapas que devem ser seguidas. Devemos observar a prioridade do carro que está circulando, e muito cuidado na hora de sair da rotatória, sempre do lado mais de fora.

4

Lembre-se de que não existem faixas estabelecidas em função da saída que um motorista deseja tomar. A rotatória é uma via de sentido único, normalmente com várias faixas e com saídas localizadas na faixa da direita, como uma autopista. De modo que, quando desejar sair da rotatória, você deve se posicionar como em uma autopista na área mais externa para sair sem obstruir a passagem.

5

Além disso, também é muito importante garantir a segurança na estrada, tanto a sua própria como a dos outros; é por este motivo que devemos prestar atenção à sua maneira de estar no carro: optar por uma boa postura, um apoio adaptado às suas necessidades e uma condução apta para todas as circunstâncias. Neste artigo de umComo mostramos-lhes quais os erros mais comuns ao dirigir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dirigir em uma rotatória, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.