Como dirigir um veículo com câmbio automático - o guia definitivo!

Como dirigir um veículo com câmbio automático - o guia definitivo!

O câmbio automático, também conhecido como mudanças automáticas, é um sistema colocado em carros e motocicletas que permite a troca de marcha. Ao contrário do sistema da caixa manual, não existe um pedal de embreagem nem se fazem trocas de marchas, uma vez que estas são automáticas. Este sistema efetua a troca da marcha através da relação entre a velocidade e a rotação do motor, sendo a mudança quase imperceptível para o condutor. Dirigir um carro automático é bem mais simples do que pode parecer. Continue lendo esse artigo do umCOMO para saber como dirigir um veículo com câmbio automático.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber é o significado de cada um dos comandos do câmbio automático, assim tem as seguintes opções:

  • P - Park: esta posição bloqueia as rodas de tração, daí ser utilizada para estacionar, para dar a partida e desligar o motor do automóvel.
  • R - Reverse: esta posição apenas deve ser colocada com o carro parado e é utilizada quando o condutor pretender fazer marcha à ré.
  • N - Neutral: o chamado de ponto morto ou neutro. Com este comando, o carro fica com todas as rodas livres e nenhuma marcha engatada. Você pode utilizar esta posição para dar a partida ou para desligar o automóvel, não bloqueando as rodas de tração.
  • D - Drive: tal como o nome indica, esta posição serve para andar com o carro para a frente e é utilizada na maior parte do tempo. Ao colocar a alavanca nesta posição, seria como se estivesse colocando a 1ª mudança, sendo as seguintes colocadas à medida que a velocidade/rotação aumenta.
  • 4-3-2-1 (L): estas posições são utilizadas para efetuar o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é utilizado em situações extremas, em que o carro troca várias vezes de uma marcha para a outra, impedindo que o carro troque as marchas automaticamente. Por exemplo, se estiver declive acentuado, ao colocar a alavanca na posição 2, estará impedindo que o veículo troque automaticamente para a posição 3.

Dica: A alavanca costuma ser encontrada no lado direito da coluna de direção ou entre os bancos de passageiro e motorista, no chão.

2

No momento de acionar a ignição de um carro com câmbio automático, lembre-se que é necessário primeiro pisar o pedal do freio para libertar o engate e mudar a alavanca da posição P (estacionar) para a posição D (dirigir) e, só depois, soltar o freio de mão. Se a alavanca está localizada na coluna de direção, é provável que a indicação das marchas possa ser encontrada no painel de instrumentos, junto ao velocímetro.

Sugestão: Descubra quais são as diferenças entre cambio manual, automático e automatizado com esse artigo detalhado do umCOMO!

3

Se está fazendo alterações na coluna de direção, puxe a alavanca na sua direção antes de empurrar para baixo ou para cima e, assim, trocar de marcha. Caso os câmbios sejam localizados no chão, é comum existir um botão lateral que destrava a alavanca antes de trocar para a marcha desejada. Saiba mais, lendo o artigo como utilizar o câmbio automático de forma correta.

Quando você quiser colocar na posição R (marcha à ré), o carro deverá estar totalmente parado e só depois poderá acionar este comando.

4

Se estiver em um aclive íngreme, você deve colocar a marcha 1 ou L (Low), uma vez que é a marcha de maior força. Caso contrário, se estiver em um declive acentuado, mantenha sempre na posição D, pois mantém o freio do motor accionado.

5

Não esqueça que, quanto mais você acelerar, mais o carro vai aumentar de velocidade e mudar as marchas no momento exato!

Extra: Acesse esse artigo para saber quais são as vantagens de um carro com câmbio automático.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dirigir um veículo com câmbio automático - o guia definitivo!, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.