Como é psicotécnico detran

Como é psicotécnico detran
Imagem: eliasfausto.sp.gov.br

Para conseguir uma habilitação para dirigir automóveis como carros, motos, caminhões, carretas ou ônibus, você precisa passar pelo teste psicotécnico do DETRAN. O psicotécnico é um teste que busca analisar as condições cognitivas e lógicas do motorista, para garantir uma maior segurança dentro do trânsito. Esse teste evidencia características de aptidão e raciocínio visual. Além disso, impede que pessoas sem qualquer noção visual possam dirigir seu carro, pois elas podem causar acidentes e falhar em identificação de placas, por exemplo. Para saber como é o psicotécnico DETRAN, continue lendo esse artigo que umComo.com.br desenvolveu para você.

Passos a seguir:
1

Primeiramente, é necessário saber que o psicotécnico do Detran não é uma prova que exige conhecimentos teóricos ou qualquer tipo de estudo prévio, pelo seguinte motivo: sua intenção não é de testar conhecimento. A motivação do psicotécnico é testar aptidão. Se você não está apto para diferenciar figuras, estabelecer relações lógicas básicas e entender esse tipo de saber, então, não adianta estudar.

2

O psicotécnico detran fará perguntas sobre lógica, que envolvem a famosa brincadeira de encaixar cubos geométricos em quadrados, exemplo. Para fazer o psicotécnico DETRAN você precisa ter o mínimo de consciência, ou seja, um QI mínimo de cerca de 50, sendo que a média do ser humano é de 60 pontos. A taxa de reincidência no teste de avaliação psicotécnica é muito baixa. Provavelmente, você não conhece ninguém que não passou no psicotécnico DETRAN. Veja um exemplo de pergunta de lógica aqui:

Imagem: brunoasilva.blogspot.com
3

Além disso, o teste psicotécnico também avaliará a capacidade de raciocínio lógico. Capacidade de soma, de assimilar semelhança de figuras, identificação de direções, tamanhos e observação de perspectiva. Além disso, questões semânticas como por exemplo, o significado de palavras. O conhecimento de termos essenciais para a direção de carros será um dos pilares da interpretação de leis, códigos e regimentações que são básicas para o alcance de uma direção segura e perfeita. Existe um famoso teste de identificação de placas, em que você terá cinco minutos para riscar as placas pedidas pelo exame. Veja abaixo:

Imagem: transitodojorgio.blogspot.com
4

Além disso, na hora de fazer o teste psicotécnico do DETRAN é muito necessário seguir passos básicos, como por exemplo, manter a calma e ler atentamente todas as questões para conseguir compreender totalmente o que está sendo requerido pela questão. Além disso, a calma é necessária, pois o psicólogo que estará observando a sua avaliação observará a sua calma. O reflexo da sua tranquilidade na hora de fazer uma prova será exposto na hora de fazer a direção de carros. Não se esqueça, o psicólogo que te observará e ele te dará a autorização para conseguir sua carteira, então é básico que você saiba que ele é o seu avaliador.

5

Em resumo, a prova é basicamente uma prova como qualquer outra, sendo observada por um psicólogo que avaliará todas as suas ações durante o processo seletivo. A calma e o raciocínio lógico são os essenciais e são os quesitos que são avaliados nesse teste de direção. Bem, de qualquer forma, não se deve menosprezar o teste. Sem o teste psicotécnico, não é possível alcançar a tão sonhada Carteira Nacional Habilitação, que te dará a autorização para fazer a direção de automóveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é psicotécnico detran, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.