Partilhar

Como encerar meu carro

Como encerar meu carro
Imagem: arrojoaudi.com

É hora de deixar a carroceria do seu carro brilhando. Além das razões estéticas, encerar o carro é uma boa tática para manter em bom estado a pintura e, graças à camada protetora da cera, para proteger de agentes externos que possam danificá-la, como os excrementos de pássaro, os respingos de terra ou o granizo.

No entanto, também não se deve abusar: com 2 ou 3 aplicações ao ano será suficiente, e você deverá decidir se vai encerar à mão ou com uma máquina especial. Em umComo.com.br explicamos para você como encerar seu carro para que fique bonito e bem cuidado.

Também lhe pode interessar: Por que meu carro não acelera
Passos a seguir:
1

A primeira decisão é quanto ao tipo de produto que você vai usar para encerar o carro. Basicamente, você terá de escolher entre duas opções:

  • As ceras naturais, que são extraídas de forma natural e dão grande luminosidade e brilho à carroceria. São mais difíceis de aplicar, mas são ideais para carros escuros nos quais o enceramento fica bem mais vistoso.
  • Os selantes sintéticos, um tipo de produto químico que, além de ser mais duradouro que a cera, também é mais fácil de aplicar. Não dão tanto brilho quanto as ceras naturais, mas podem ser perfeitos como complemento destas, aplicando primeiro uma camada de selante e, por cima, a cera.
2

Se você for encerar à mão terá que escolher um lugar seco e à sombra para evitar que, uma vez aplicado o produto, seque antes de que você do tempo.

Além disso, você deverá conferir que a superfície do carro, uma vez que o tenhamos lavado para a ocasião, esteja seca. Caso contrário, as gotas farão com que o produto deixe manchas e o processo de enceramento seja bem mais difícil.

3

Na hora de aplicar a cera, faça-o em camadas finas. Se quiser que o carro fique tão brilhante quanto um traje de purpurina você não vai conseguir jogando uma tonelada do produto. Mais do que isso, a única coisa que você vai conseguir com isto é que a cera fique compacta e seja praticamente impossível de manusear. Por isso, é muito melhor aplicar várias camadas finas, analisando as instruções do produto para saber quanto tempo tem que deixar secar uma antes de aplicar a seguinte. Geralmente, costuma ser entre 10 e 12 horas.

4

Os aplicadores de poli-espuma são a melhor opção para este tipo de trabalho, sobretudo na hora de conseguir espalhar a cera em uma camada uniforme. São absorventes, resistentes, laváveis e reutilizáveis. Além disso, são muito baratos, de modo que você pode comprar um novo a cada enceramento.

5

Uma vez que tiver espalhado a cera e esta estiver dura, você deverá passar uma toalha de microfibra para eliminar os resíduos e abrilhantar a superfície.

O uso de toalhas ou panos de microfibras é ideal como último passo do enceramento, já que contêm fibras que, além de não soltarem fios, absorvem com facilidade todo tipo de sujeira e dão luminosidade ao resultado final.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como encerar meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como encerar meu carro

Como encerar meu carro
Imagem: arrojoaudi.com
Como encerar meu carro

Voltar ao topo da página