Partilhar

Como escolher a cadeirinha de criança para o carro

Na hora de viajar de carro é sempre muito importante tomar as medidas de segurança necessárias, ainda mais quando se viaja com crianças. Deste modo, um dos pontos chave que devemos ter em conta para transportar os nossos filhos em segurança é escolher corretamente o assento do carro onde deverão ir sentados. Este sistema de retenção deverá ser escolhido em função do peso e da altura do menino/a e nunca pela sua idade; pelo que será necessário atualiza-la à medida que o pequenito vá crescendo. Além disso, devemos garantir que a cadeirinha é homologada e tenha o dispositivo ou rótulo que o comprove. Para que possa fazer uma boa escolha, em umComo.com.br dizemos-lhe como escolher a cadeirinha auto para crianças corretamente.

Também lhe pode interessar: Como dirigir de forma segura
Passos a seguir:
1

Os sistemas de retenção infantil classificam-se por grupos de homologação e formam grupos de cadeiras (0, 1, 2 e 3) que correspondem às crianças em função do seu peso (nunca em função da idade!) Além disso, existem cadeirinhas mistas para usa-las à medida que as crianças crescem (grupo 0/1, grupo 1/2/3...).

Como escolher a cadeirinha de criança para o carro - Passo 1
2

Grupo 0As cadeiras deste grupo são as mais pequenas e correspondem às crianças com menos de 10 Kg (normalmente até aos 9 meses aproximadamente). Podemos por uma cesta (ovo), que instalaremos nos assentos traseiros e numa posição transversal; ou um porta bebês, que poderá ir à frente ou atrás sempre no sentido contrario ao da marcha. Em todos os casos, o bebê amarra-se à cadeira de segurança com um arnês da própria cadeira.

3

Grupo 0+Estas cadeiras correspondem a crianças cujo peso seja inferior a 13 kg (até aos 18 meses aproximadamente). Como no caso do grupo 0, trata-se de um suporte em que o pequenito vai preso com o arnês da cadeirinha. Se existir um airbag frontal de passageiro ativo, deveremos instalar a cadeirinha só nos assentos traseiros do veículo.

4

Grupo 1Para crianças entre 9 e 18 kg (a titulo indicativo entre 9 meses e 4 anos), deveremos escolher sistemas de retenção do grupo 1. Neste caso, são cadeiras que poderemos instalar no sentido contrario ao da marcha ou nos assentos traseiros, no mesmo sentido. A criança continua amarrada à cadeira de segurança com o próprio arnês, enquanto a cadeira fixa-se ao carro com o cinto de segurança.

5

Grupo 2Quando as nossas crianças alcançarem um peso entre 15 e 25 kg (que normalmente corresponde à idade entre 3 e 6 anos), optaremos por uma cadeira do grupo 2. Consiste numa cadeira com respaldo que se pode instalar à frente ou atrás do veículo, no sentido da marcha. Neste caso, as crianças já estão presas à cadeira com o sinto de segurança do carro.

6

Grupo 3Por último, uma vez que as crianças já tenham um peso entre 22 e 36 kg (normalmente entre 6 e 12 anos), escolheremos uma cadeira ou cadeira elevador. Poderemos coloca-la à frente ou na parte de trás do carro e deverá estar no mesmo sentido da marcha. Para estes sistemas de retenção infantil, também utilizaremos o cinto de segurança do carro para prender as crianças.

7

A partir de 135 cm As crianças que já tenham 1,35 m de altura (normalmente aos 12 anos) já podem utilizar diretamente os cintos de segurança do veículo. Para os menores de 12 anos que alcancem esta altura e até aos 150 cm, recomenda-se que continuem a usar uma almofada ou banco elevador. De qualquer forma, a faixa diagonal do cinto de segurança deve passar pela clavícula, sobre o ombro para o peito, enquanto a faixa ventral deve ficar o mais baixa possível sobre a anca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a cadeirinha de criança para o carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos
  • Adapte o sistema de retenção infantil (S.R.I) ao crescimento progressivo da criança.
  • As crianças aprendem por imitação, é importante que seja um bom exemplo: utilize sempre o cinto de segurança.

Escrever comentário sobre Como escolher a cadeirinha de criança para o carro

1 comentário
Selma Leite
Tenho uma filha especial, que mede 0,89cm, pesa 13,500kg e tem 3 ano e 11meses. Qual cadeirinha é ideal para essas características?

1 de 8

Voltar ao topo da página