Como escolher entre um carro a diesel e gasolina

Como escolher entre um carro a diesel e gasolina
Imagem: www.arpem.com

Na compra de um veículo, para além do preço e do modelo, o tipo de motor que vai escolher é um aspecto fundamental que vai determinar os custos da manutenção e o tipo de combustível que acaba por gastar. Existem duas opções, no entanto nem sempre é fácil decidir, por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba como escolher entre um carro a diesel ou um carro a gasolina.

Passos a seguir:
1

Uma grande vantagem que os carros a gasolina têm sobre os de diesel é o seu preço. São mais barato, por isso, se estiver um pouco apertado com o orçamento na compra do seu veiculo, o motor a gasolina será a melhor alternativa.

2

A razão pela qual os carros com o motor a gasolina são mais baratos no momento da compra esta relacionado com o facto do consumo do combustível ser maior. Por isso se você é uma pessoa que percorre grandes distancias de carro, a melhor solução é investir um pouco mais na compra e adquirir um veiculo com motor a diesel, isto porque quando abastecer estes carros eles consomem 15% a 20% menos que se fosse a gasolina.

3

Alguns anos atras o rendimento de um carro a gasolina era superior aos de motor de diesel, no entanto, a industria de automóveis tem trabalhado duramente para igualar os veículos neste aspecto. Por isso, hoje em dia ambos oferecem prestações semelhantes, de forma que aspectos como a velocidade e resistência seja semelhante em ambos os motores.

4

Quanto maior e mais pesado o automóvel mais ele consume. Portanto se estiver a pensar adquirir um carro de grande porte, minivan ou SUV , a melhor alternativa é o motor a diesel. Ele ajudará a economizar um bom dinheiro cada vez que encher o deposito.

5

No entanto se estiver a pensar em comprar um carro pequeno ou médio para circular na cidade e para ocasionalmente sair de casa, pode optar por um carro com motor a gasolina. Isto porque a diferença que economiza de combustível não beneficiá tão diretamente como acontece no caso de veículos maiores e que percorram grandes distancias.

6

Os motores a diesel demoram mais tempo a aquecer, tornando-se ideais para zonas com um clima mais quente e para pessoas que percorram grandes distancias. No entanto se viver numa zona com Invernos intensos ou acaba por usar o carro em curtas viagens, o mais indicado é o motor a gasolina porque o sistema de aquecimento funciona de forma mais eficiente.

7

Um aspecto importante a considerar é a manutenção do carro. Apesar dos avanços nos serviços, os veículos a diesel são geralmente mais caros que os de gasolina, por isso realmente tem que pensar muito sobre se vale a pena e se faz quilômetros que justificam o investimento, tanto no carro como na sua manutenção, favorecendo o seu bolso.

8

No entanto, quando vender o seu carro, os carros a diesel vendem-se mais que os de gasolina, conseguindo assim despachá-lo mais rapidamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher entre um carro a diesel e gasolina, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.