Partilhar

Como evitar a aquaplanagem no carro

Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Como evitar a aquaplanagem no carro

Se temos de conduzir em um dia muito chuvoso ou com chuva intensa enquanto conduzimos um carro, devemos estar preparados para evitar uma situação de perigo como a aquaplanagem. A aquaplanagem é um fenômeno físico que se produz quando o condutor perde o controle do veículo, devido principalmente a dois fatores. O primeiro é a espessura da água que tenha na superfície em que circulamos, e o segundo é a velocidade do nosso veículo. A maior velocidade ou maior espessura da água pode facilitar o aparecimento da aquaplanagem. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como evitar a aquaplanagem no carro.

Também lhe pode interessar: O que fazer em caso de aquaplanagem
Passos a seguir:
1

Reconhecer a situação de aquaplanagem é bastante simples. A primeira coisa que percebe é a sensação de flutuabilidade do eixo dianteiro como se conduzisse sobre gelo e custasse muito pouco a virar. A segunda coisa é a perda de direção.

2

Para prever a quantidade de água que há na estrada, observe atentamente o estado da estrada.

3

Modere a velocidade em condições de chuva e conduza de forma muito suave, evitando travagens e mudanças de direção bruscas.

4

Se acontecer em linha reta, não faça nada com o volante, você só deve soltar o acelerador suavemente. Quando o carro diminuir a velocidade você recuperará o controle.

5

Se isso acontecer numa curva, faça o mesmo que na reta com o pedal do acelerador e mantenha o volante voltado para traçar a curva em que você estiver. Nunca vire mais até recuperar o volante.

6

Nunca trave numa situação de aquaplanagem. Pense que quando a roda recuperar o contato com a estrada, estará bloqueada e poderá perder facilmente o controle do veículo.

7

Adapte a condução ao estado de seus pneus e da estrada. A maioria dos pneus de primeiras marcas, quando estão em ótimas condições (novos), atingem a aquaplanagem quando se submetem a velocidades por volta dos 75 - 80 Km/h.

8

Verifique periodicamente o estado dos pneus e as pressões que o fabricante do veículo recomenda.

9

Quando mudar os pneus, tente montar os de fábrica, já que os principais fabricantes de veículos desenvolvem um pneu específico para cada modelo para que lhe proporcione as máximas prestações e segurança.

10

Evite os pneus mais econômicos e de marcas desconhecidas, pois no piso seco podem se comportar de forma correta mas no molhado costumam oferecer pouca ajuda e a aquaplanagem acontece muito antes. Pense que se são econômicos é porque em geral poupam em desenvolvimento.

11

Se deseja substituir seus pneus por outros mais largos ou de perfil mais baixo tenha em conta que a velocidade de início da aquaplanagem será mais baixa já que a maior largura ou rigidez de pneu irá dificultar a evacuação de água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a aquaplanagem no carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos
  • Aumente a sua atenção ao volante e tente dispor da maior visibilidade possível.

Escrever comentário sobre Como evitar a aquaplanagem no carro

Como evitar a aquaplanagem no carro
Como evitar a aquaplanagem no carro

Voltar ao topo da página