Partilhar

Como evitar a fadiga ao volante

Como evitar a fadiga ao volante

Conduzir não é uma tarefa fácil menos ainda quando se trata de trajetos longos. As viagens de muitas horas podem causar fadiga e cansaço, esta sensação de sono e mal-estar generalizado costuma acontecer com mais frequência nas primeiras horas da manhã e depois de comer. Uma boa parte dos acidentes de trânsito são provocados pela fadiga ao volante e é necessário tomar algumas medidas para evita-la. Mais vale adiar umas horas da sua viagem ou parar a meio do caminho e não correr risco de se cansar ou adormecer ao volante. Neste artigo da umComo.com.br, oferecemos-lhe alguns conselhos sobre como evitar a fadiga ao volante.

Também lhe pode interessar: Como se sentar ao volante
Passos a seguir:
1

Deve descansar horas suficientes, de modo a evitar o aparecimento de sonolência que é tão perigoso.

2

É recomendável que pare de duas em duas horas ou a cada 200 km para esticar as pernas e todo o corpo.

3

Deve estar bem hidratado, para além de beber água, pode ajuda-lo beber refrigerantes (especialmente as colas) uma vez que o seu elevado teor em açucares proporciona os níveis necessários de glicose para o cérebro de modo a manter-se concentrado na estrada e raciocinar inclusivamente mais rápido do que o habitual perante a presença de um obstáculo.

4

Também é recomendável o use de óculos de sol, especialmente durante os dias de verão, para impedir que os raios solares incomodem ou impeçam a sua visão.

5

Não consumir álcool nem drogas, não só pela sua segurança mas também pela segurança do resto dos passageiros e dos outros condutores.

6

Ventilar o carro, a temperatura ideal deverá andar perto do 21ºC.

7

Se notar que está cansado, não continue a conduzir e pare imediatamente numa zona onde não perturbe a circulação. Os principais sintomas serão: piscar os olhos constantemente, redução da eficácia das manobras, tédio ou ansiedade, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a fadiga ao volante, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como evitar a fadiga ao volante

Como evitar a fadiga ao volante
Como evitar a fadiga ao volante

Voltar ao topo da página