Partilhar

Como evitar acidentes de carro

Como evitar acidentes de carro

Os acidentes de carro são um perigo constante, como qualquer motorista sabe. Para conseguir evitar que os acidentes envolvam você, é essencial ter atenção a três coisas importantes: a direção do motorista, o estado do carro e o foco de quem dirige. Ao controlar esses três pontos, o risco de acidente diminui mantendo você e todos os passageiros seguros na estrada. Gostaria de saber como ser mais responsável e seguro quando dirige?

Continue lendo esse artigo e descubra como evitar acidentes de carro.

Também lhe pode interessar: Como evitar a aquaplanagem no carro

Conduza de forma segura

Considera a sua condução segura? Verifique a lista seguinte e confira se está cumprindo todos esses passos:

Para dirigir de forma segura e evitar acidentes de carro, é essencial manter uma direção defensiva. Está familiarizado com o tema? Se não, acesse esse artigo para saber o que é a direção defensiva.

Usar sempre o cinto de segurança é outra regra essencial para que você fique protegido. Em caso de acidente, o cinto de segurança pode salvar a sua vida e nunca deve ser desprezado, seja em que momento for.

Uma medida que poucos motoristas praticam e que é uma das melhores técnicas para evitar acidentes é o uso da distância de segurança. Não ficar muito perto do carro da frente permite que você pare a tempo de evitar bater. Esse conselho é particularmente importante em momentos de trânsito intenso.

Coloque as duas mãos no volante enquanto dirige. Isso vai permitir que você tenha mais controle sobre o carro em caso de emergência.

Evite distrações! Falar no celular, enviar mensagens, comer ou trocar de música são maus hábitos que podem provocar acidentes graves. Dois segundos bastam para que você bata em algum obstáculo na estrada ou em outro carro.

Não dirija com más condições climáticas. O templo nublado, as tempestades, enchentes e geadas aumentam a chance de derrapar na pista ou cair em buracos escondidos. A sua visibilidade e a dos outros motoristas diminui nessas condições, pelo que é essencial evitar dirigir em momentos como esse. Se estiver na rua, pare o carro em algum lugar e espere que o clima melhore antes de arrancar de novo. Entre no artigo para saber o que fazer em caso de derrapagem.

Por fim, para evitar acidentes com sucesso é essencial obedecer à sinalização e às regras de velocidade. Dirigir depressa diminui o seu tempo de reação, aumentando as chances de colidir com outro carro. Procure desacelerar para dirigir seguro em todos os momentos.

Como evitar acidentes de carro - Conduza de forma segura

Mantenha o carro em bom estado

Para que o seu carro se mantenha em bom estado, garanta que todos os seguintes pontos estão controlados:

Procure fazer revisões regulares. Se o seu carro estiver em boas condições, o risco de acidente diminui significativamente. Dessa forma, você garante que o seu veículo não provoca o acidente, sendo impossível controlar outros fatores como o clima e os outros motoristas. Nesse artigo, encontrará informações sobre como fazer a revisão de um carro.

Cuide dos seus pneus. Os estudos indicam que a pressão dos pneus está diretamente associada aos acidentes, por isso evite pneus murchos. Para saber como realizar a manutenção dos pneus, acesse essas dicas.

As pistas em mau estado também podem ser uma causa de acidente. Os buracos na estrada podem rebentar seus pneus ou fazer com que você tenha de se desviar com rapidez, embatendo em alguma coisa.

Mantenha os para brisas e os retrovisores limpos para que a sua visibilidade esteja na sua capacidade máxima. Os limpa para brisas também devem ser substituídos com regularidade para garantir que a limpeza dos vidros é eficaz.

Como evitar acidentes de carro - Mantenha o carro em bom estado

Mantenha a concentração

As condições do motorista também influenciam muito a sua capacidade de evitar acidentes de carro. Dê uma olhada nessas dicas:

As bebidas alcoólicas e as drogas influenciam a direção de qualquer motorista. Nunca entre no carro depois de beber ou consumir drogas ou depois de o motorista o ter feito.

O cansaço também influencia muito a sua capacidade de reagira adversidades na pista. Garanta que está bem descansado e, se estiver dirigindo e bocejar, pare imediatamente para descansar um pouco antes de voltar a arrancar.

O estado emocional de quem dirige também pode ser a causa de acidentes graves. Dirigir sob estresse é uma das principais causas de acidentes, que acontecem maioritariamente por falha humana. Se sofre de ansiedade ou nervosismo no carro, confira essas dicas e saiba como controlar o nervosismo ao dirigir.

Como evitar acidentes de carro - Mantenha a concentração

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar acidentes de carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como evitar acidentes de carro

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar acidentes de carro
1 de 4
Como evitar acidentes de carro

Voltar ao topo da página