Partilhar

Como evitar dormir quando estiver dirigindo

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: www.fmcapitalsalta.com

Quando estamos ao volante a atenção é fundamental para prevenir acidentes, por isso conduzir com sonolência converte-se num ato muito arriscado que pode trazer consigo consequências perigosas. Escolher as horas mais oportunas para conduzir e seguir algumas das recomendações que lhe damos em umComo.com.br ajudarão a evitar que adormeça quando estiver dirigindo.

Também lhe pode interessar: Como renovar carteira de motorista
Passos a seguir:
1

Nunca conduza se se sentir demasiado cansado para o fazer. O melhor é ficar onde está, dormir um pouco e de seguida retomar a condução, desta forma garantirá não só a sua segurança mas também a dos demais.

2

Se planeia fazer uma viagem de distância média ou comprida é recomendável que na noite anterior durma pelo menos 6 horas. Descansar bem é importante para manter o seu estado de alerta em ótimas condições no momento de conduzir, desta forma evitará adormecer enquanto o faz.

3

Aquelas pessoas que viajam durante as primeiras horas da manhã deverão fazê-lo nas melhores condições possíveis, por isso é importante um bom pequeno-almoço, desta forma damos ao nosso corpo alimento para manter os níveis de energia altos e não nos sentirmos cansados e apáticos.

4

Se pelo contrário, vai conduzir uma distância média ou comprida depois do jantar, o recomendável é comer algo leve e evitar o álcool. Assim o seu corpo não deverá trabalhar demasiado para digerir a comida, evitando a típica sonolência que sentimos quando comemos em grandes quantidades.

5

Se bebeu mais do que aquilo que esperava ou se consumiu alguma droga ou medicamento sedante, é importante não conduzir pois este tipo de substâncias aumentam a propensão a adormecermos ao volante, podendo originar acidentes perigosos.

6

Regule a temperatura do carro para que esteja agradável mas não demasiado quente, as altas temperaturas fomentam o sono. Do mesmo modo evite a música demasiado suave e as posturas que fazem com que se sinta demasiado confortável e relaxado. Colocar o assento do carro numa posição em que nos ajude a estar focados na condução, é uma boa forma de evitar adormecer enquanto conduz.

7

Quando se trata de viajar de carro é muito importante fazer pausas para esticar as pernas, favorecer a circulação e quebrar a monotonia. Conduzir em estradas onde a paisagem parece sempre igual fomenta o tédio, cansaço e o sono, fazendo com que os condutores adormeçam ao volante.

8

Se se sentir demasiado cansado o melhor é deitar-se e dormir meia hora. Uma breve sesta irá ajudá-lo a ativar.

Também se recomenda evitar de conduzir entre as 2 e as 5 da manhã, especialmente se não dormimos o suficiente ou se estamos cansados, pois é durante estas horas que o nosso corpo sente o sono de forma mais intensa, correndo um enorme risco de adormecermos ao volante.

9

Seguir estas sugestões irá ajudá-lo a evitar adormecer ao volante, prevenindo acidentes e garantindo a sua segurança e dos seus acompanhantes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar dormir quando estiver dirigindo, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como evitar dormir quando estiver dirigindo

Imagem: www.fmcapitalsalta.com

Voltar ao topo da página